sexta-feira, 24 de abril de 2009

Em concerto didático, crianças conhecem obra de Villa-Lobos


A Fundação Cultural de Curitiba inicia mais uma série do programa Alimentando com Música. Este ano, o concerto didático para alunos da rede municipal é voltado à obra de Villa-Lobos.

Temas folclóricos e cantigas de roda do compositor Heitor Villa-Lobos formam o repertório da nova edição do programa Alimentando com Música, voltado às crianças da rede municipal de ensino. A série é desenvolvida há dez anos pelos músicos da Camerata Antiqua, que fazem um concerto didático explicando de forma lúdica como funciona uma orquestra. Os concertos, promovidos pela Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, acontecem de 27 a 30 de abril, às 9h30 e às 10h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural.

Aproximadamente duas mil crianças estão sendo aguardadas para os concertos, produzidos numa linguagem acessível e com um repertório apropriado para o público infantil. O espetáculo tem 40 minutos de duração, sendo que muitas canções são facilmente reconhecidas pelas crianças, como “O cravo brigou com a rosa”, “Samba lê-lê”, “Cai, cai, balão” e “O trenzinho do caipira”. A apresentação é animada pelo grupo de teatro de bonecos Almazem, sendo que um dos personagens representa Villa-Lobos.

Além de ser um músico brasileiro respeitado internacionalmente, Heitor Villa-Lobos dedicou-se à educação musical, usando o canto e o folclore como base para a formação de corais de crianças e adolescentes. Esse trabalho reflete a sua preocupação em preservar a cultura brasileira, que sempre esteve intimamente ligada à sua obra.

Cada criança receberá ao final do concerto um livro com mais informações sobre o compositor e letras de algumas canções. A cartilha também ensina às crianças os diferentes períodos musicais (renascença, barroco, clássico, romântico e moderno), os instrumentos que compõem uma orquestra e os timbres de vozes que fazem parte de um coro. A publicação contém ainda jogos de palavras cruzadas e caça-palavras com temas do universo musical.

Nesse formato de opereta, o Alimentado com Música está em sua quarta edição. Villa-Lobos está sendo homenageado pela segunda vez. Na primeira versão, em 2006, um boneco feito na técnica de luva chinesa representava Villa-Lobos e conduzia o concerto mostrando músicas do folclore brasileiro e do próprio compositor. A segunda edição, em 2007, teve como tema a comemoração dos 250 anos do nascimento do compositor Wolfgang Amadeu Mozart. Em 2008, o Alimentando com Música fez referência aos 200 anos da vinda da família real ao Brasil.

Serviço:

Alimentando com Música – concertos dirigidos a crianças da rede municipal de ensino

Data: 27 a 30 de abril de 2009, às 9h30 e às 10h30

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)

Nenhum comentário: