domingo, 12 de abril de 2009

Globo reclama de notícia publicada pela Folha

Depois de a Record reclamar de notícias veiculadas pela Folha de S. Paulo, o que iniciou uma batalha entre os dois veículos de comunicação, a Rede Globo, por meio de carta publicada ao Painel do Leitor nesta quinta-feira (09/04), afirma que o colunista Nelson de Sá noticiou “o que não aconteceu”.

“O colunista tem todo o direito de criticar o ‘JN’, mas não de noticiar o que não aconteceu”, diz a carta, assinada pelo diretor-executivo de jornalismo da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel.

A notícia em questão afirma que o Jornal Nacional “volta a atacar Franklin (Martins, ministro da Comunicação Social e ex-funcionário da Globo)” por causa do episódio envolvendo o irmão do ministro Victor Martins e a distribuição de royalties de petróleo.

Segundo Kamel, “o ‘JN’ noticiou investigações da PF que envolvem o nome de Victor Martins, da ANP. Mas em nenhum momento mencionou o fato de que ele é irmão do ministro Franklin, por considerar que, até aqui, não há razão para isso”.

“O curioso é que a nota de Sá saiu na mesma página em que a Folha noticiou o mesmo caso, que mereceu o seguinte título na Primeira Página: ‘Irmão de Franklin lidera esquema de royalties, diz PF’. Não julgo nem critico a Folha, que segue seus próprios critérios editoriais. Mas estranho que Sá veja 'um ataque' que não houve no ‘JN’ e se omita em relação ao jornal em que escreve”, afirma Kamel.

Em resposta, publicada também no Painel do Leitor desta quinta-feira, o jornalista Nelson de Sá desmente o diretor da Globo, afirmando que o texto na reportagem do Jornal Nacional mostrava, "em letras grandes: 'Victor Martins está sendo investigado pela PF. Ele é diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP). É também irmão do ministro da Propaganda de Lula, Franklin Martins'".

Nenhum comentário: