quinta-feira, 2 de abril de 2009

MOSTRA BERNHARD WICKI

De 3 a 5 de abril de 2009

Realização:

Instituto Goethe de Curitiba

Cinemateca de Curitiba

Classificação: 14 anos para todos os filmes – entrada franca

Durante sua carreira, Bernhard Wicki arriscou-se por detrás e em frente às câmeras. Arriscou-se talvez não seja a palavra certa. O melhor seria dizer que Wicki brilhou com as câmeras. Câmeras essas que não são somente as cinematográficas, capazes de registrar a imagem em movimento, mas também as suas precursoras, as fotográficas. O caminho percorrido não foi linear, mas Wicki pôde expressar-se e experimentar todas as vertentes, como ator, fotógrafo e, posteriormente, diretor de cinema. Como o astro da grande tela, esteve presente nas obras que mostraram as agruras da Segunda Grande Guerra, mas também naquelas que apenas exaltavam o amor. Suas fotografias são a pura expressão do real, os momentos instantâneos, despercebidos por aqueles que se deixavam fotografar, embutidas de uma linguagem própria e inconfundível. Seu filme mais conhecido como diretor, “A Ponte”, fundamentou sua fama como um dos mais importantes diretores do pós-guerra, abrindo-lhe caminho para Hollywood. Um artista completo, no que diz questão à manipulação, criação e absorção de imagens, cuja obra pode ser revisitada na exposição “Bernhard Wicki – Fotografias”, no Instituto Goethe, e na mostra em cartaz na Cinemateca de Curitiba.

A exposição BERNHARD WICKI – FOTOGRAFIAS estará aberta ao público até dia 16 de abril, no Instituto Goethe - Rua Reinaldino S. de Quadros, 33
Tel. 3262-8244
www.goethe.de/curitiba

Dia 3, às 16h e 20h:

A ÚLTIMA PONTE (Die letzte Brücke), p/b, 98’, 1954. Direção de Helmut Käutner. Elenco: Maria Schell, Bernhard Wicki, Barbara Rütting , Carl Möhner, Horst Hächler, Tilla Durieux.

O drama de Helga, uma jovem médica alemã que trabalha em um hospital nos Balcãs durante a Segunda Guerra Mundial. Certo dia, é sequestrada por soldados iuguslavos. Procura fugir, mas logo compreende que não poderá negar sua ajuda como profissional. Com o passar do tempo, surge uma epidemia de cólera no acampamento e a falta de medicamentos a leva ao contrabando destes do hospital militar alemão. A ponte que separa os acampamentos inimigos se transforma em persistente símbolo do absurdo da guerra. Maria Schell, conhecida principalmente como intérprete de papéis melodramáticos, atua com grande sensibilidade vivendo o papel da médica em um conflito “entre dois incêndios“.

Legendas em português

Dia 4, às 16h e 20h:

COMPROMISSO EM ZÜRICH (Die Zürcher Verlobung) color, 101 min., 1957. Direção de Helmut Käutner. Elenco: Liselotte Pulver, Paul Hubschmid , Bernhard Wicki, Wolfgang Luckschy, Rudolf Platte; Helmut Käutner, Anny Ondra, Max Schmeling y Sonja Ziemann.

Uma comédia sobre o amor e o mundo do cinema. Juliane é uma jovem escritora que acaba de separar-se do seu noivo e está escrevendo um relato sobre suas infelizes experiências no amor, porém projetando um final feliz na cidade de Zürich. Logo, um estúdio cinematográfico demonstra interesse pelo roteiro. O diretor do filme será Paul, quem Juliane havia conhecido no consultório odontológico de seu tio. Além disso, existe Jean, um amigo de Paul, pelo qual ela se entusiasmou logo. Como diretor, Paul não somente roda o filme, mas também inclui a vida real de Juliane, antes dela se dar conta. Esta comédia, ao mesmo tempo de ter um sabor romântico, ironiza os filmes alemães típicos dos anos 50.

Legendas em português

Dia 5, às 16h e 20h:

A PONTE (Die Brücke). Direção de Bernhard Wicki, preto/branco, 103 min., 1959. Elenco: Volker Bohnet, Fritz Wepper, Michael Hinz, Volker Lechtenbrink, Cordula Trantow, Günter Pfitzmann.

Abril de 1945. Uma pequena cidade alemã nos últimos dias da guerra. Uma bomba atinge uma ponte próxima, o front se aproxima rapidamente e o exército mobiliza seus últimos soldados. Sete alunos de uma mesma classe escolar são recrutados de última hora. Para estes adolescentes, a guerra tinha sido até este dia apenas uma aventura que eles acompanhavam de longe. Agora terão de enfrentar a brutal realidade da guerra.

Legendas em espanhol.

Nenhum comentário: