quinta-feira, 16 de abril de 2009

Programa Cinema do Brasil comemora três anos de existência

Criado em 2006, o Programa Cinema do Brasil vem fortalecendo a Indústria Cinematográfica Brasileira no exterior e atraindo novas oportunidades para o Mercado Brasileiro. Desenvolvido pelo Siaesp – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo em parceria à APEX Brasil - Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e o Ministério da Cultura, o Programa tem hoje 130 produtoras associadas em todo o País; no primeiro ano de vida este número era 30.

O Programa tem ações específicas junto aos Festivais Internacionais, onde cria possibilidades de negócios para as produtoras brasileiras. Os estandes do Programa dão visibilidade à participação do Brasil nos eventos, além de oferecer estrutura para reuniões e encontros entre produtoras brasileiras e possíveis parceiras internacionais. A atuação garante a presença constante do País nos mais renomados eventos de cinema do mundo, como Festival de Toronto, no Canadá; Festival de Berlim, na Alemanha; Festival de Cannes, na França; e Festival de San Sebástian, na Espanha. No ano passado, o Programa Cinema do Brasil participou de 18 eventos internacionais, e o aumento do relacionamento internacional intensifica a imagem do cinema nacional, gerando co-produções e mais negócios para os associados.

Os resultados já apareceram! Em 2002, quase não existiam co-produções internacionais - apenas dois filmes tiveram participação internacional. Já em 2008, este número saltou para mais de dez. Além disso, foram realizados negócios entre as empresas associadas ao Programa em mais de 27 países como Alemanha, Bélgica, Chile, Cingapura, Coréia do Sul, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Índia, Inglaterra, Japão e México, entre outros. A Indústria Cinematográfica Nacional gerou cerca de 5 mil empregos diretos e, por meio do Programa, movimentou mais de US$ 60 milhões nos últimos três anos.

Outra grande conquista do Programa foi o Acordo de Co-Produção assinado com a Galícia (Espanha). A iniciativa foi do Cinema do Brasil junto com à Ancine, ao Consórcio Audiovisual da Galícia e ao Ministério da Cultura, que lançaram um edital para a realização de duas co-produções entre os Países. Trata-se do primeiro Acordo com a Europa para co-produção nestes moldes. O Acordo selecionou dois projetos cinematográficos de longa-metragem que têm efetiva participação de produtores dos dois lados: um majoritariamente brasileiro e o outro majoritariamente galego. Cada projeto recebe um apoio financeiro de R$ 300 mil.

Nenhum comentário: