sexta-feira, 22 de maio de 2009

A CAIXA DE PANDORA






A CAIXA DE PANDORA






A caixa de Pandora é uma expressão muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelado ou estudado, sob pena de se vir a mostrar algo terrível, que possa fugir de controle. Esta expressão vem do mito grego, que conta sobre a caixa que foi enviada com Pandora a Epimeteu.


Pandora foi enviada a Epimeteu, irmão de Prometeu, como um presente de Zeus. Prometeu, antes de ser condenado a ficar 30.000 anos acorrentado no Monte Cáucaso, tendo seu fígado comido pelo abutre Éton todos os dias,alertou o irmão quanto ao perigo de se aceitar presentes de Zeus.

Epimeteu, no entanto, ignorou a advertência do irmão e aceitou o presente do rei dos deuses, tomando Pandora como esposa. Pandora trouxe uma caixa (uma jarra ou ânfora, de acordo com diferentes traduções), enviada por Zeus em sua bagagem. Epimeteu acabou abrindo a caixa, e liberando os males que haveriam de afligir a humanidade dali em diante: a velhice, o trabalho, a doença, a loucura, a mentira e a paixão. No fundo da caixa, restou a Esperança (ou segundo algumas interpretações, a Crença irracional ou Credulidade). Com os males liberados da caixa, teve fim a idade de ouro da humanidade


O LIVRO

A CAIXA DE PANDORA
- As transformações de um símbolo mítico

de Dora Panofsky

e Erwin Panofsky

Organização Sergio Miceli, Lilia Moritz Schwarcz

Tradução Vera Maria Pereira

Páginas 256

Publicada originalmente em 1955, esta obra-prima de erudição debruça-se sobre as variações do mito de Pandora nas artes plásticas e na literatura, acompanhando as transformações da figura mitológica que é indissociável de seu ato dramático: a abertura do vaso e a liberação dos males do universo. Valendo-se de materiais heterogêneos - pinturas, gravuras, esculturas, logotipos editoriais, emblemas, poemas e peças teatrais - os autores procuram decifrar os sentidos diversos que o símbolo adquiriu ao longo do tempo. Originada na Grécia Antiga e relativamente esquecida pelos clássicos latinos e pela tradição medieval, a imagem ressurgiu no Renascimento, sobretudo em solo francês, migrando daí para o resto da Europa. No curso desses trajetos, ela se associa a Eva, à alegoria da Esperança, ao corvo e a Psiqué. Dentre todas as representações destaca-se a de Erasmo de Rotterdam, que no século XVI articula a imagem da mulher ao objeto proibido.Combinando pesquisa histórica e faro interpretativo apurado, Dora e Erwin Panofsky compõem uma interpretação que conjuga com maestria exame estilístico e perspectiva comparada. Nos termos de Leopoldo Waizbort: "É esse interesse pela dimensão cultural, por um lado, e pelas condicionantes antropológicas, por outro, [...] que fundamenta uma história social da arte".

OS AUTORES

Dora Panofsky

Nasceu em 1885, na Alemanha. Crítica e historiadora da arte, publicou artigos sobre as representações mitológicas de Nicolas Poussin, e o texto "A iconografia da Galeria de Francisco I em Fontainebleau" (em parceria com seu marido Erwin Panofsky). Morreu em 1965.

Erwin Panofsky
Nasceu em 1892, na Alemanha. Crítico e historiador da arte, doutorou-se em Freiburg-im-Breisgau, em 1914, e foi professor na Universidade de Hamburgo entre 1926 e 1933. Com a ascenção do nazismo, mudou-se para os Estados Unidos e deu aulas no Instituto de Estudos Avançados em Princeton durante quase trinta anos. Morreu em 1968.

UM LANÇAMENTO










Nenhum comentário: