quinta-feira, 11 de junho de 2009

Circuito de Exibição Revelando os Brasis chega ao Paraná

O Paraná está na rota do Circuito de Exibição do Revelando os Brasis Ano III. Quatro cidades do Estado receberão a caravana do projeto, que está percorrendo o País promovendo sessões gratuitas de cinema. Na próxima quarta-feira, dia 10, haverá sessão em Bela Vista do Paraíso; na sexta, 12, a exibição será em Curitiba; já no sábado, 13 é Porto Amazonas que assistirá a mostra; e no domingo, dia 14, é a vez de São João do Triunfo receber o Circuito. As sessões são gratuitas e começam às 19h.

Revelando os Brasis é um projeto da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, realizado pelo Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e parceria do Canal Futura. Todos os vídeos da programação do Circuito foram realizados por moradores de pequenas cidades que participaram desta terceira edição do projeto. O Revelando os Brasis existe desde 2004 e viabiliza a produção de filmes em cidades com até 20 mil habitantes. No Paraná estarão em destaque os vídeos produzidos no estado. Nesta terceira edição, três cidades participam do projeto:

Bela Vista do Paraíso – Tendo como ponto de partida a “Geada Negra”, em 1975, que arrasou as plantações de café do Paraná, a ficção “Paraíso 1975” revisita a tragédia particular de um casal de colonos. A direção é de Rafael Pereira Assumpção.

Porto Amazonas – A ficção “Tico FC”, de Marcos Maranhão, foi inspirada na vida do jogador conhecido como Tico, que cresceu em Porto Amazonas e foi jogar no Botafogo, do Rio de Janeiro, quando chegou a receber elogios de Garrincha e Nilton Santos. De volta a Porto Amazonas, Tico é dono de um bar, onde guarda fotos e recortes de jornais em meio ao material que usa para pescar.

São João do Triunfo – O documentário “Os Faxinais: Uma História de Luta e Amor à Terra”, de Priscila Ernest, mostra como funciona o sistema de produção e organização social conhecido como faxinal, que se desenvolve em pequenos povoados rurais totalmente rodeados por cercas, onde prevalecem a agricultura e a criação livre de animais no uso coletivo da terra.

A mostra exibirá mais dois vídeos também realizados por esta terceira edição do Revelando os Brasis: “A Professora em uma Comunidade Alemã”, de Irene Rios da Silva, de Santa Catarina, e “Photographos – Cima da Serra”, de Liane Castilhos, do Rio Grande do Sul. Cada vídeo possui aproximadamente 15 minutos.

O Circuito - O circuito de Exibição Revelando os Brasis está viajando pelo Brasil desde 14 de maio, levando sessões de cinema gratuitas para 40 municípios e 18 capitais. São três caminhões percorrendo quase 30 mil quilômetros levando cadeiras, projetores e telas de cinema para exibições em ruas e praças. Até o dia 25 de junho, um das rotas terá passado pela Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pará. O segundo caminhão terá cumprido a rota do Espírito Santo ao Acre, promovendo exibições também em Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Rondônia e o terceiro roteiro terá passado por Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Calendário de sessões no Paraná


· 12/06 – Curitiba – Cine Luz

· 13/06 – Porto Amazonas – Clube do Atlético Renascença

· 14/06 – São João do Triunfo – Praça em frente à Igreja

Nenhum comentário: