sexta-feira, 12 de junho de 2009

A GRANDE HISTÓRIA DE ALEXANDRE

A GRANDE HISTÓRIA DE ALEXANDRE
de Valerio Massimo Manfredi

Páginas:656


Escrito para o público jovem esta saga que saiu originalmente em três volumes sai agora no Brasil em uma única e volumosa edição que inclui mapas sobre as expedições.


Seu nome era Aléxandros. E seu destino era se tornar o maior conquistador de todos os tempos. O imperador adorado como um Deus.

Arqueólogo e escritor, Valério Massimo Manfredi lecionou em várias universidades italianas e dirigiu expedições científicas em numerosos sítios arqueológicos na região do Mediterrâneo. Durante anos, dedicou-se a escrever a história de Alexandre, o Grande, reunida na trilogia Aléxandros, traduzida para 24 línguas em 38 países, inclusive no Brasil, pela Rocco. Agora, a série chega às mãos dos jovens compilada em A grande história de Alexandre, que conta a trajetória do rei macedônio com o mesmo rigor histórico e em linguagem acessível, pela Rocco Jovens Leitores.

Nascido em meados do século IV a.C., filho do rei Filipe II e de Olímpia, princesa de Epiro, Alexandre foi educado de acordo com a tradição de sua época, baseada especialmente nos valores militares – coragem, força de espírito e resistência – e tomando como exemplo a vida de heróis como Aquiles, Hércules e Teseu. Mas o jovem também teve como mestre o filósofo Aristóteles, que durante três anos foi pago para ensinar ao filho do rei os segredos de sua sabedoria. Dono de uma personalidade marcante, talhada ainda mais pela educação que recebera e a relação conflituosa com os pais poderosos, que ele amava e odiava ao mesmo tempo, Alexandre estava destinado a viver uma grande história.

Não à toa se tornou “o mais famoso e marcante personagem de toda a Antiguidade”, segundo Manfredi. De fato, feito rei da Macedônia antes dos vinte anos, após assistir à morte do pai, Alexandre conseguiu realizar muito, em pouco tempo. Teve as maiores cidades do mundo à época – Atenas, Mênfis, Babilônia, Susa e Persépolis – sob seu domínio, bem como os principais rios – o Nilo, o Indo, o Tigre e o Eufrates – correndo no seu reino. Fundou ainda mais de setenta cidades, entre elas a lendária Alexandria, no Egito. Tanto poder guardava um sonho: criar um mundo onde não houvesse gregos nem bárbaros, vencedores nem vencidos, unido pelo desejo de glória e prosperidade. Mas sua empreitada foi interrompida por uma morte precoce, aos 32 anos, fato que o elevou ainda mais à categoria de mito.

É essa trajetória repleta de grandes feitos e outras tantas desilusões, protagonizada por um homem apaixonado e carismático – que podia ser doce e cruel, requintado e bárbaro, de acordo com o momento – que Manfredi conta, de forma envolvente, no livro. Uma grande aventura com gosto de História que prende o leitor da primeira à última página.












O AUTOR
Valerio Massimo Manfredi é professor de arqueologia clássica na Universidade Luigi Bocconi, em Milão. Ele coordenou inúmeras expedições e escavações em sítios arqueológicos no Mediterrâneo e ministrou aulas na Itália e em universidades estrangeiras. Publicou vários artigos e livros acadêmicos, principalmente sobre rotas militares de comércio no mundo antigo.

O autor publicou ainda nove livros de ficção, incluindo a trilogia Alexander – traduzida para 24 línguas em 38 países - cujos direitos foram adquiridos pela Universal para adaptação para o cinema.

Também escreveu e apresentou documentários sobre o mundo antigo, apresentados nos principais canais de televisão, além de ter produzido roteiros para o cinema e para a televisão.

Valerio Massimo Manfredi vive com a família no interior da Itália, próximo à cidade de Bolonha.

UM LANÇAMENTO





Nenhum comentário: