sexta-feira, 5 de junho de 2009

Na pele de um dalit

Os dalits são os "intocáveis", ou impuros, no sistema de castas hindu. Estão abaixo da última das quatro castas (a dos camponeses e artesãos).

Hoje em dia esse sistema é menos rígido. Pessoas de origem dalits podem conseguir alcançar lugares de destaque na sociedade indiana.

Os Intocáveis

Os intocáveis na sociedade Hindu são aqueles que trabalham com trabalhos indignos ou considerados sujos, e outros empregos que lhes mantêm em constante contato com aquilo que o resto da sociedade indiana considera desagradável. Essas ocupações, entretanto, não são consideradas apenas como coisas desprezíveis que, não obstante, devem ser feitas por alguém. Vivem separados do resto das pessoas. Ninguém pode interferir na sua vida social, pois os intocáveis são os últimos na escala social, e não são considerados parte do sistema de castas.

Os dalits sempre estiveram condenados a trabalhos mais degradantes e mal pagos, apesar da luta de Gandhi, após a independência, e de inúmeras leis criadas na tentativa de eliminar ou amenizar os problemas que o sistema de castas acarreta. Todavia, essas leis revelam-se impotentes diante da tradição, e o sistema subsiste. O sistema de castas é a base do hinduísmo. A religião se torna, então, um poderoso elemento social disciplinador onde virtude e resignação são as palavras-chave na postura moral do indivíduo.

Os dalits estão sendo retratados, junto com as outras castas e a cultura indiana, na novela Caminho das Índias, da Rede Globo, da qual um dos protagonistas (Bahuan, personagem do ator Márcio Garcia) é dalit.



O LIVRO

Na pele de um dalit
de Marc Boulet


Páginas: 322


A história real de um jornalista que viveu entre os intocáveis, os homens mais discriminados da Índia

O que se experimenta realmente quando se vive no grau mais baixo da miséria humana? O que significa ser mendigo e intocável (dalit) na Índia moderna? O que sentimos lá no fundo de nós mesmos quando nos tornamos alvo de desprezo, um pontinho anônimo na diversidade humana? Tais curiosidades levaram o autor deste livro a viver uma experiência extraordinária.

Depois de aprender o hindi e escurecer a pele e o cabelo, Marc Boulet se misturou, durante várias semanas, aos mendigos e intocáveis de Benares, na Índia. Mendigou com eles, compartilhou sua condição de vida e sofreu as mesmas humilhações. Em Na Pele de um Dalit, ele relata sua experiência na forma das anotações feitas durante essas longas semanas.

Um testemunho sem equivalente e também um retrato sem condescendência da Índia de hoje, que permanece governada pelo sistema de castas, apesar de ter sido abolido pela Constituição.

UM LANÇAMENTO






z






Nenhum comentário: