terça-feira, 23 de junho de 2009

Orquestra À Base de Corda e Carlos Malta tocam Pixinguinha


O músico Carlos Malta é o convidado especial do show da Orquestra À Base de Corda, que acontece neste fim de semana, no Teatro do MON.



A Orquestra À Base de Corda, grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, apresenta-se neste sábado (27), às 20h, e domingo (28), às 19h, no Teatro do MON (Museu Oscar Niemeyer). O espetáculo conta com a participação especial do flautista e saxofonista Carlos Malta.

O músico e a Orquestra À Base de Corda unem suas sonoridades para executar composições de Pixinguinha, gravadas por Malta em seu CD Pixinguinha Alma e Corpo. Escritas originalmente para quarteto de cordas mais sopro, as músicas foram adaptadas para esse concerto. Também fazem parte do repertório composições de Malta, gravadas com o seu grupo Pife Muderno.

Carlos Malta é conhecido como o “escultor do vento”, tal a sua habilidade na execução dos múltiplos timbres do saxofone (barítono, tenor, alto e soprano) e das flautas. Além disso, é compositor, orquestrador, educador e produtor cultural. Sua carreira como instrumentista e professor se expande para além das fronteiras do Brasil. Ministrou cursos na Berklee School (EUA), Universidade da Flórida, Conservatório de Paris e Royal Academy of Music (Dinamarca).

Liderando seus diferentes grupos, apresentou-se na França, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Dinamarca, África do Sul, Marrocos, Japão, Venezuela, República Dominicana e em Cuba, onde tocou com Michel Legrand e Chucho Valdéz (2004). Em 2008, fez participações especiais nos shows de Bob Mc Ferryn, Dave Mattews Band, Roberto Carlos & Caetano Veloso no tributo a Tom Jobim.

Carlos Malta lançou sete CDs. O primeiro foi Rainbow, em duo com o violoncelista suíço Daniel Pezzotti, indicado ao Prêmio Sharp. Depois vieram O Escultor do Vento, onde mostra algumas de suas composições, dobrando seus saxofones e flautas, e criando uma verdadeira orquestra de sopros; Pife Muderno, indicado ao Grammy Latino e no qual Malta pôde elaborar e desenvolver uma nova leitura para o repertório das bandas de pífaro; e Tudo Coreto, com sua banda Coreto Urbano, com sete metais e três percussões, apresentando arranjos modernos calcados na tradição das bandas do interior. Malta fez homenagens a Elis Regina, no CD Pimenta, recriando clássicos eternizados pela voz da cantora, e a Pixinguinha, neste CD que configura a base do espetáculo com a orquestra curitibana.



A orquestra – Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, a Orquestra À Base de Corda foi criada por Roberto Gnattali, em 1998. Dedicada à pesquisa e à divulgação da música brasileira, possui formação instrumental ímpar – com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão –, que confere ao grupo sonoridade bastante particular.

O repertório da orquestra procura abranger diversos períodos da história da música brasileira e inclui composições de seus integrantes. Os arranjos são especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão, Josimar Carneiro. Já teve como convidados Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andrea Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato e Ná Ozzetti.

Desde 2001, a Orquestra À Base de Corda conta com a direção musical do violonista e bandolinista João Egashira. Em 2008, a Orquestra lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Este ano, ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa “Instrumental SESC Brasil”.


Serviço: Orquestra À Base de Corda e Carlos Malta Local: Teatro do MON (Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico) Data: 27 de junho (sábado), às 20h, e 28 de junho (domingo), às 19h. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 Informações: (41) 3350-4441

Nenhum comentário: