sexta-feira, 26 de junho de 2009

Professor Rui Nunes lança livro sobre eutanásia no Clube Literário do Porto



O Clube Literário do Porto recebe no próximo dia 3 de Julho (sexta-feira), pelas 21h30, o lançamento do livro “Eutanásia e outras Questões Éticas no Fim da Vida” (Coordenação: Rui Nunes, Guilhermina Rego, Ivone Duarte), da Colectânea Bioética Hoje, editado pela Gráfica de Coimbra 2.

Uma obra que pretende, segundo os seus autores, “abordar em profundidade a prática da eutanásia. Ao longo deste livro são tratados temas de particular controvérsia, desde a realidade nacional sobre a morte medicamente assistida, às ordens de não-reanimar ou mesmo os cuidados paliativos. Porém, e apesar de se desejar um debate livre, aberto e tolerante sobre a eutanásia, deve igualmente considerar-se que um pedido de eutanásia pode ter subjacente um apelo de alguém que se encontra isolado, alienado e em profundo sofrimento.

Ou seja, para alguns doentes a solidão em que se encontram implica que a morte assistida – na forma de eutanásia ou de assistência ao suicídio – seja a solução final, ainda que não desejada, para o seu problema existencial. Assim, a prevenção da dor e do sofrimento, com o apoio da família e da sociedade, trazem seguramente um novo sentido à vida quando a morte é previsível”.

A apresentação de «Eutanásia e outras questões éticas no fim da vida» vai estar a cargo do Professor Altamiro da Costa Pereira (professor da Faculdade de Medicina do Porto) e do Dr. Paulo Duarte Teixeira (Juiz de Direito).

Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, n.º 22
4050-430 Porto
T. 222 089 228
Fax. 222 089 230
Email: clubeliterario@fla.pt
URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt
BLOGUE: http//www.clubeliterariodoporto.blogspot.com

Nenhum comentário: