terça-feira, 16 de junho de 2009

Três, três, três - HOJE


Três, três, três

Apresentação de livro

Auditório - 16 de Junho às 21:33:33h

Apresentação do livro 333 de Pedro Sena-Lino

Porto Editora


Três, três, três

Ou a grande razão para conhecer Pedro Sena-Lino

Pedro Sena-Lino, que começou a escrever influenciado pela poesia de Herberto Helder, Ruy Belo, Natália Correia e Natércia Freire, bem como de experimentalistas como Ana Hatherly e Alberto Pimenta, é um poeta, formador e investigador que urge agora conhecer como romancista.

Em 333, a história secreta de um livro e de todos os que o leram, Sena-Lino mantém a abordagem iniciada há vários anos, através da poesia, a temas como a presença do sobrenatural no humano, os intercâmbios entre a vida anterior e a futura, os limites entre a morte e a vida, «mas agora trabalhados em arquitectura narrativa». Para o escritor, este romance constitui uma «obra de gratidão» a todos os livros que leu.

Porém, a actividade de Pedro Sena-Lino como investigador – estuda, para efeitos de doutoramento, a produção literária feminina portuguesa nos séculos XVI-XVIII – também está presente nesta obra: «procurei que fosse uma homenagem às escritoras esquecidas do período». O autor defende que, por isso, ela «pode interessar aos leitores de romances históricos», mas salienta que gosta de livros «com várias portas de entrada» e que 333 «tem um registo de microficção (a história de cada exemplar) com conto (as histórias maiores), unidos na estrutura comum de romance».

O romance 333, o quarto título que Pedro Sena-Lino publica com a Porto Editora, é, acima de tudo, e segundo o autor, dedicado «a todos aqueles que querem um livro que os perturbe».

Um livro que perturba… e que liga rios

Pedro Sena-Lino explica que 333 «liga todos os grandes rios» dos 32 anos que conta de vida (a poesia, a escrita criativa, a investigação e a prosa). O resultado é uma obra de características especiais, baseado na história de um livro e de todos os seus 333 exemplares impressos.

É a história secreta do impacto de um livro na vida de cada um dos seus leitores, e de como um pedaço de papel pode transformar uma vida. São essas transformações, trezentas e trinta e três, que, efectivamente, vão perturbar o leitor deste 333.

Opiniões

Quantas aventuras cabem dentro de um livro? Resposta: tantas quantas os seus leitores. 333 é a história das histórias das vidas tocadas por um livro profano que queimava como um livro sagrado.

Pedro Sena-Lino leva-nos pela mão até um desses livros que, mais do que ser lido, lê e revela quem o abre.

Rui Zink

Uma cornucópia de histórias através do tempo onde se prova que só o amor é imutável. As palavras do poeta ao serviço de uma grande imaginação fizeram de Pedro Sena-Lino um romancista.

Dulce Maria Cardoso

É um hino. Ao amor. Amor pelo Livro, pela Palavra. Este primeiro romance de Pedro Sena-Lino faz muito mais do que contar uma história.

Marie-Noëlle Ciccia (Universidade de Montpellier)

Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, n.º 22
4050-430 Porto
T. 222 089 228
Fax. 222 089 230
Email: clubeliterario@fla.pt
URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt
BLOGUE: http//www.clubeliterariodoporto.blogspot.com

Nenhum comentário: