sexta-feira, 24 de julho de 2009

Brasil, Índia e África do Sul

Brasil, Índia e África do Sul -
Desafios e oportunidades para novas parcerias

Maria Regina Soares de LIma e Monica Hirst (org)

240 Páginas

O papel das potências emergentes e regionais vem adquirindo importância crescente nos debates contemporâneos sobre a ordem global. Brasil, Índia e África do Sul, tanto como países individuais quanto por seu relacionamento no âmbito da iniciativa IBAS, são peças centrais nesse enredo. Os artigos reunidos neste livro vão além da retórica da política externa. Seus autores mostram onde de fato existem interesses compartilhados e sobrepostos, assim como a importância que os valores democráticos e a defesa do multilateralismo têm efetivamente nesses países. Incluem ainda análises detalhadas da cooperação em política externa, especialmente no que se refere às coligações no âmbito da Organização Mundial do Comércio.

Estes estudos também contribuem para a reflexão acadêmica sobre a IBAS vinculando temas de política externa às diferentes realidades políticas e sociais dos três países, bem como o padrão específico de suas respectivas inserções regionais. Realidades domésticas condicionam situações de violência e de insegurança interna no Brasil e na África do Sul. Os textos permitem entender a maneira como a estrutura dos interesses econômicos pressiona a Índia em direção a posições mais defensivas em questões de comércio internacional. Mostram também como se tornaram cruciais, no caso das tecnologias de informação e propriedade intelectual, os diferentes papéis assumidos pelo Estado no Brasil e na Índia. No mesmo sentido, a peculiaridade dos complexos de segurança regional nos quais os três países estão inseridos moldou o entendimento e as práticas de defesa, assim como influenciou o relacionamento entre as ambições regionais e as aspirações globais de cada um.
Em suma, este volume oferece uma análise rica e diversificada da IBAS e das novas realidades da cooperação Sul-Sul na ordem global emergente. Andrew Hurrell Montague Burton Professor de Relações Internacionais Balliol College, Oxford


UM LANÇAMENTO

Conheça outros títulos

Nenhum comentário: