terça-feira, 21 de julho de 2009

Inscrições abertas para o edital Pontos de Cultura

Os interessados em participar da seleção de projetos podem se inscrever até o dia 28 de agosto. A Fundação Cultural de Curitiba promoverá oficinas gratuitas para o detalhamento do edital.



A Fundação Cultural de Curitiba abriu inscrições para a segunda edição do edital que permitirá a instalação de 21 Pontos de Cultura, em Curitiba. A Prefeitura e o MinC – Ministério da Cultura vão apoiar iniciativas culturais da comunidade, por meio do repasse de recursos financeiros. Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de agosto de 2009, sendo que os detalhes do edital e do preenchimento dos formulários serão explicados em oficinas gratuitas, oferecidas em vários endereços e em horários diferenciados.

Espalhados por todo o Brasil, os Pontos de Cultura fazem parte do programa “Mais Cultura”, desenvolvido pelo governo federal. Os 21 projetos que serão financiados pela Prefeitura e pelo MinC, preferencialmente nos bairros de Curitiba, serão escolhidos por meio do edital disponível na página da Fundação Cultural de Curitiba (www.fccdigital.com.br, no link “Lei/Editais – Lei de Incentivo”, no menu “Pontos de Cultura”).

Podem se inscrever instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, legalmente constituídas, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais, sediadas e que atuem na produção artístico-cultural há pelo menos um ano no município de Curitiba. Os projetos passarão inicialmente pela análise de documentação, depois pela avaliação técnica e, finalmente, pela análise de mérito.

Os projetos selecionados receberão cada um R$ 180 mil reais em três parcelas anuais de R$ 60 mil. Os Pontos de Cultura de Curitiba passam a integrar a Rede Cultura Digital, que estabelece a comunicação entre os vários Pontos de Cultura do Brasil, e possibilita a divulgação das atividades produzidas e dos produtos culturais elaborados. A Fundação Cultural de Curitiba é a responsável pela coordenação dos trabalhos em Curitiba, desde a formulação do edital, recebimento das propostas, seleção dos projetos, repasse de recursos, mobilização, implementação, acompanhamento, supervisão e fiscalização da rede de Pontos de Cultura na cidade.

Todas as iniciativas comunitárias de caráter cultural podem ser um Ponto de Cultura em potencial. O edital é abrangente quanto às características das manifestações e contempla as mais diversas áreas, agrupadas em nove segmentos: culturas populares (como artesanato, tradição oral, ervas e curas tradicionais e contadores de histórias), grupos étnicos-culturais (culturas indígenas, afro-descendentes, ciganas), patrimônio material (museus, educação patrimonial), audiovisual e radiodifusão (vídeo, cinema, televisão e rádio comunitária), culturas digitais (internet, jogos eletrônicos, desenvolvimento de novas tecnologias), gestão e formação cultural (cursos, oficinas, palestras e seminários de formação), pensamento e memória (livro, leitura, bibliotecas, acervos), expressões artísticas (teatro, dança, música, circo, artes visuais, literatura) e ações transversais (cultura e meio ambiente, cultura e educação, cultura e saúde, cultura e turismo, entre outras).



Oficinas de detalhamento – A Fundação Cultural de Curitiba disponibilizará oficinas gratuitas para o detalhamento do edital Pontos de Cultura, em endereços espalhados nas diversas Regionais da cidade. Nas reuniões, os interessados terão explicações sobre o preenchimento dos formulários e poderão dirimir as dúvidas existentes. Os encontros acontecerão em dois horários – das 14h30 às 17h30 e das 19h às 21h30 –, nas seguintes datas e locais:

Dia 23 de julho – Rua da Cidadania Boa Vista (Avenida Paraná, 3.600)

Dia 24 de julho – Rua da Cidadania Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213 – ao lado do terminal de ônibus)

Dia 28 de julho – Rua da Cidadania Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700 – ao lado do terminal de ônibus)

Dias 29 e 30 de julho – Diretoria de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças)

Dia 4 de agosto – Rua da Cidadania Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2.033 – ao lado do terminal de ônibus)

Dia 6 de agosto – Diretoria de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças)

Dia 7 de agosto – Rua da Cidadania Boqueirão (Praça Nossa Senhora do Carmo, s/n)

Dia 11 de agosto – Rua da Cidadania CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 – próximo ao Hotel Mabu)

Dia 12 de agosto – Diretoria de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças)

Dia 14 de agosto – Clube da Gente (Rua Marcolina Caetana Chaves, 150 – atrás do Ginásio de Esportes Bairro Novo)





Serviço:

Inscrições abertas para o Edital Pontos de Cultura em Curitiba – Parceria entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Cultura

Edital disponível na página da Fundação Cultural de Curitiba (www.fccdigital.com.br, no link “Lei/Editais – Lei de Incentivo”, no menu “Pontos de Cultura”).

Data: até 28 de agosto de 2009

Nenhum comentário: