quinta-feira, 23 de julho de 2009

O NEGÓCIO DA MODA, POR DIDIER GRUMBACH


Histórias da moda
de Didier Grumbach

Tradução: Do
rothée de Bruchard, Joana Canêdo e Flávia Varella

Capa dura

456 páginas;
384 ilustrações;


Ninguém melhor que Didier Grumbach, presidente da Federação Francesa da Costura, do Prêt-à-porter dos Costureiros e dos Criadores de Moda, bem como da Câmara Sindical da Alta-Costura, para escrever com propriedade sobre a trajetória da indústria da moda e sua evolução no mundo dos negócios. E nada mais atual do que a discussão de suas ideias num momento em que a moda brasileira busca sua consolidação no mercado nacional e internacional.

Grumbach esteve em São Paulo, no dia 15 de junho, para uma aula magna no auditório Eva Herz, na Livraria Cultura, na qual falou sobre as mudanças da moda neste século. O evento lançou Histórias da moda, uma parceria entre o Instituto Nacional da Moda e Design - In-Mod e a Cosac Naify.

O LIVRO
O livro, lançado na abertura do SP Fashion Week, com a presença do autor, narra as transformações sociais e estéticas da moda por meio de pesquisas históricas enriquecidas com as memórias pessoais de Grumbach, que dedicou toda sua vida ao métier, e dos criadores que fizeram parte desta evolução. Publicada pela Editions du Seuil, em 1993, e republicada pela Editions du Regard, erm 2008, na França, a obra foi atualizada pelo autor especialmente para a edição brasileira, incluindo temas como os efeitos da globalização, além de tratar de questões polêmicas como a propriedade intelectual.

Do surgimento da alta costura na França ao processo de organização das indústrias, passando por questões políticas e econômicas, o autor mostra a lógica da indústria da moda, desmistificando-a e revelando-a como um grande negócio, sem diminuir a importância da criação, do glamour e do espetáculo que sempre estão a ela associados. Daí o lugar especial que o autor reserva aos grandes estilistas, fornecendo informações preciosas e enfatizando a importância de cada um deles na linha cronológica.

A trajetória da indústria da moda começa em 1675, quando o rei Louis XIV decreta que as costureiras teriam o direito de vestir as mulheres da corte, o que antes somente era concedido aos mestres alfaiates. Quase duzentos anos depois, surge o primeiro grande nome: Charles Frédéric Worth, um inglês estabelecido em Paris. No século XX o termo "alta-costura" é cunhado pela Câmara Sindical de Costura Parisiense, órgão que se dividiu de acordo com os segmentos de moda, estabelecendo padrões de qualidade e definindo os critérios para uso dos diferentes termos - alta-costura, costura e criação, prêt-a-porter e confecção. Os dias atuais são marcados pela associação dos nomes dos criadores a grandes marcas, financiadas por grupos de investidores.

Fica evidente a particularidade deste negócio que se iniciou pelas mãos de alfaiates e costureiras prestando serviços à nobreza e à aristocracia, passando a uma organização profissional e ao privilegiado de grandes criadores. A presença da moda na vida cotidiana pode, às vezes, dissimular o poder de uma indústria que movimenta milhões de dólares todos os anos e emprega milhares de pessoas em todo o mundo. Grumbach oferece dados numéricos bastante expressivos, além de documentos e fotos de várias épocas para ilustrar e comprovar detalhes de todo o processo que resulta no que a moda é nos dias atuais.

A inserção de mercados emergentes e a grande circulação dos produtos no cenário globalizado é prova de que também a moda não escapa dos efeitos do mundo sem fronteiras e da comunicação em rede. Grumbach sempre reforça a ideia de que o sucesso internacional exige que a criação não se paute mais por interesses localizados, mas pelo mundo, um mundo de tendências mestiças.

Histórias da moda traz, como o autor mesmo diz, um desejo de propor perspectivas a uma indústria que atualmente engloba muitos fatores - grandes investimentos, gerenciamento, capacidade de produção e difusão dos produtos -, mas que tem como ponto chave a criatividade, a inventividade e a capacidade de reinventar a si própria. Um livro indispensável para estudantes, profissionais e pesquisadores da área.



Patrocínio: In-Mod - Instituto Nacional de Moda e Design
Apoio: SPFW - São Paulo Fashion Week

Outros Livros de MODA NA COSAC NAIFY
Coleção Moda Brasileira, em 10 volumes
Coleção Universo da Moda, em 17 volumes
Moda: uma história para crianças, de Kátia Canton e Luciana Schiller






UM LANÇAMENTO


Nenhum comentário: