quarta-feira, 22 de julho de 2009

Paulo Freire lança novo CD com show no Paiol


O espetáculo de lançamento do álbum “NUÁ – as músicas dos mitos brasileiros” traz a Curitiba o conhecido violeiro e escritor paulista.



O cartaz do Teatro Paiol, às 21h desta sexta-feira (24), é o show de lançamento do CD “NUÁ – as músicas dos mitos brasileiros”, do violeiro paulista Paulo Freire. Para executar os temas instrumentais, Paulo Freire recorre às violas caipira e de cocho, além de contar “causos”. Também sobem ao palco os instrumentistas Alexandre Ribeiro (clarinete), Tuco Freire (baixo) e Adriano Busko (bateria e percussão).

O novo trabalho do músico e escritor Paulo Freire reúne 12 temas instrumentais, inspirados nos encontros do autor com os seres que povoam nossas matas e o imaginário brasileiro. As músicas foram criadas com base na região onde ocorreram esses encontros. Assim, surgiu a ciranda dos tangarás, o coco da serpente emplumada, o caboclinho do curupira, a milonga do teiú do Jarau, o lundu do capeta, a guarânia do lobisomem, a toada das veredas e a música indígena da cabeça voadora.

“NUÁ – as músicas dos mitos brasileiros” tem arranjos de Léa Freire, Nailor Proveta, Bocato, Paulo Braga, Nenê, Ronaldo Saggiorato, Toninho Ferragutti, Valéria Bittar e Luiz Fiaminghi (grupo Ânima), Tuco Freire e do próprio Paulo Freire, além de apresentar a música experimental feita com esculturas sonoras e instrumentos inusitados do grupo Sonax.

Na gravação, Paulo Freire – com as violas caipira e de cocho – contou com a participação dos músicos Toninho Carrasqueira, Walmir Gil, André Mehmari, Teco Cardoso, Adriano Busko, Mané Silveira, Adriana Holz, Guello, Tibô Delor, François de Lima, Alexandre Ribeiro, entre outros. Para complementar, o álbum traz um encarte-livreto, no qual o violeiro conta os 12 “causos” envolvendo os mitos brasileiros, com comentário da antropóloga Betty Mindlin e ilustrações de Kiko Farkas, também responsável pelo projeto gráfico.

Autor de trilhas sonoras, canções, romances, biografias, livros de causos, livros infantis e CDs de viola, Paulo Freire já recebeu diversos prêmios em suas atividades ligadas à cultura brasileira. Tem participação em trabalhos de diferentes linguagens, incluindo filmes, documentários e séries de televisão, e é considerado um dos mais importantes violeiros da atualidade.



Serviço:

Espetáculo de lançamento do CD “NUÁ – as músicas dos mitos brasileiros”, do violeiro Paulo Freire

Data e horário: 24 de julho de 2009 (sexta-feira), às 21h

Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)

Ingressos: R$ 10 e R$ 5

Nenhum comentário: