domingo, 16 de agosto de 2009

ANJ comemora 30 anos com painel e livro sobre liberdade de expressão

Para comemorar os 30 anos da Associação Nacional de Jornais, a entidade lança, na próxima terça-feira (18/08), em Brasília, o livro “A Força dos Jornais”. No evento, será realizado um painel sobre a liberdade de expressão e o futuro do jornalismo. Além disso, o deputado Miro Teixeira, autor da ação que resultou no fim da Lei de Imprensa, receberá o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa.

O painel “Liberdade de Expressão e o Futuro do Jornalismo: o que dizem os jornalistas” será realizado às 14h30, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. O principal convidado do evento é Iason Athanasiadis, que esteve recentemente preso 20 dias no Irã, em função da cobertura que fazia para o jornal norte-americano “Washington Times” das manifestações naquele país contra o resultado das eleições que reconduziram Mahmoud Ahmadinejad à presidência.

Também participam do debate os jornalistas brasileiros Merval Pereira (colunista de O Globo e comentarista da Rádio CBN e da Globonews), Marcelo Rech (diretor geral de Produto do Grupo RBS), Daniel Piza (editor executivo e colunista de O Estado de S.Paulo), Carlos Eduardo Lins da Silva (ombudsman da Folha de S.Paulo) e Alon Feuerwerker (colunista do Correio Braziliense). Fernando Rodrigues, repórter da Folha de S.Paulo e diretor do Comitê Editorial da Associação Nacional de Jornais, coordenará a mesa.

O livro “A Força dos Jornais: os 30 anos da Associação Nacional de Jornais no processo de redemocratização brasileiro”, escrito por Judith Brito e Ricardo Pedreira, a presidente e o diretor executivo da ANJ, trata das origens da entidade, seu crescimento e consolidação. É um trabalho de caráter histórico, que retrata a realidade dos jornais brasileiros nos últimos 30 anos. Termina abordando o desafio das empresas jornalísticas diante da tecnologia digital e da internet.

À noite, no Brasília Palace Hotel, haverá jantar comemorativo, e a entrega do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensas ao deputado Miro Teixeira.

Nenhum comentário: