terça-feira, 4 de agosto de 2009

Ao som do samba


Ao som do samba: Uma leitura do carnaval carioca
Walnice Nogueira Galvão
Coleção História do Povo Brasileiro

Páginas: 190


Com texto de cadência leve e envolvente, o livro de Walnice Nogueira Galvão traz aos leitores o Carnaval do Rio de Janeiro. Um passeio pelo samba e suas vertentes, numa detalhada análise de sua participação nas festividades através de décadas. De elemento fundamental da cultura brasileira aos sofisticados e grandiosos desfiles de escola de samba, o registro de "um dos maiores espetáculos da terra".

O livro é parte da coleção História do Povo Brasileiro, que busca oferecer uma visão abrangente e alternativa da história brasileira, combinando rigor historiográfico com linguagem acessível e publicando obras de autores de reconhecida competência nos temas selecionados para cada volume.


Sem perder a cadência do samba, autora traça um histórico da grande festa popular e aborda sua importância social Pouco mais de um século antes de Oscar Niemeyer assinar o projeto arquitetônico e urbanístico do sambódromo, o Carnaval já era a grande festa do Rio de Janeiro. Era o grande êxtase anual, só que, imagine, ainda nem havia o samba, o que tocara era o choro, a valsa e outros ritmos. Como atesta a professora titular da USP e colunista do Estadão, Walnice Nogueira Galvão, “de divertimento proibido pela polícia no passado, a marca de identidade nacional (...) muito chão foi palmilhado”. E toda essa trajetória do carnaval, com foco na capital carioca, Walnice reconta com maestria em Ao som do samba – Uma leitura do Carnaval carioca. No livro não faltam curiosidades, como o fato do primeiro disco de samba ter sido gravado no mesmo ano que o primeiro disco de jazz foi lançado: em 1917. De acordo com a autora, o surgimento da indústria fonográfica foi essencial para a disseminação de músicas até então marginalizadas, como o Tango de Buenos Aires, o jazz de New Orleans e o próprio samba. Com o surgimento do disco, tais estilos caíram nas graças da cultura de massa e conquistaram as classes dominantes. No caso do samba no Brasil, a voz, os anseios, os amores e, sobretudo, a crítica social dos pobres, negros e mulatos passaram a ser ouvidos pela classe média branca. A partir do momento que virou hino do carnaval carioca, o gênero teve papel fundamental na convivência saudável entre classes sociais distintas. Tanto que as escolas de samba passaram a aceitar, em seus quadros, brancos e pessoas de fora da comunidade. Os principais compositores de sambas e, inclusive, de marchinhas, também ganham destaque na publicação: Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Carmem Miranda, Lamartine Babo, entre outros. Walnice narra toda a história com detalhe, da fase mais romântica até virar uma grande indústria de mercado - com players polêmicos, como os bicheiros-, passando pela Cidade Nova, Rua do Ouvidor, rodas de samba, a oficialização dos concursos das escolas de samba em 1935, entre informações que poucos brasileiros conhecem sobre a grande festa. O livro também inclui letras dos grandes clássicos, como “O Samba de minha Terra”, composto por Dorival Caymmi em 1940, eternizada pelo trecho: “quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé “... Ao som do samba – Uma leitura do Carnaval carioca é uma boa fonte para entender uma das maiores manifestações populares do país. A AUTORA Walnice Nogueira Galvão é professora titular de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo. Paulista de nascimento, estudou Letras e Ciências Sociais na mesma universidade. Aluna de Antonio Candido, foi sua assistente por muito tempo. Tem 30 livros publicados sobre Euclides da Cunha e Guimarães Rosa, e de crítica da literatura e da cultura.

Foi professora visitante em várias universidades nos Estados Unidos e na Europa, como Austin, Iowa City, Columbia, Paris VIII, Poitiers, Colônia, École Normale Supérieure, Oxford, Berlim.

Walnice Nogueira Galvão é Conselheira editorial das revistas Teoria e Debate, Linha d´água, D.O.Leitura, Imaginário, Sexta-feira, Literatura e Sociedade, Magma, Palimpsesto, Diadorim, Poesia Sempre, e da Editora do MST. Consultora dos números especiais dos Cadernos de Literatura Brasileira do Instituto Moreira Salles sobre Euclides da Cunha (2002) e Guimarães Rosa (2006), e da Revista Brasileira da Academia Brasileira de Letras sobre Euclides da Cunha (2009).

Colabora assiduamente com jornais e revistas, entre eles o jornal O Estado de São Paulo, para o qual escreve uma coluna no Caderno 2.

um lançamento da



Nenhum comentário: