segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Blogs começam a assumir canais de relacionamento de empresas

O movimento é irreversível. Os blogs corporativos começam a assumir os canais de relacionamento de empresas e instituições com uma eficácia que websites, telefones e atendimento pessoal não conseguem pela simples razão de que falta a estes canais algo que os blogs promovem com muita eficiência: redes sociais.
Um exemplo desse fenômeno é o blog da ABRH-Nacional, um dos finalistas do Prêmio Aberje de 2009, que já está no ar há pouco mais de um ano. Fundada em 1965, a ABRH-Nacional é a organizadora do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, o CONARH, o maior evento do segmento de Recursos Humanos da América Latina e o terceiro maior do mundo.
“Lançamos o blog em 2008, a poucos meses do CONARH do ano passado, visando criar um canal alternativo de comunicação com a sociedade e nossos públicos de interesse como os gestores de pessoas e executivos interessados no tema de gestão de pessoas. No entanto, o blog se revelou muito mais do que isso, tornando-se rapidamente uma ferramenta de construção de rede social”, assinala Ralph Arcanjo Chelotti, presidente da ABRH-Nacional.
Pouca gente se dá conta do que é uma ferramenta de rede social. Para muitos, os blogs são espaços onde as pessoas publicam notas, informações ou reproduzem vídeos e áudios. Transformar o blog da empresa ou da instituição em uma ferramenta de rede social exige, acima de tudo, dar cara, voz e espaço para os públicos com os quais as empresas e instituições se relacionam. Por essa razão, assinala Chelotti, o blog da ABRH-Nacional publica inúmeros vídeos produzidos especialmente para o blog, com entrevistas e depoimentos de gestores de pessoas, consultores, palestrantes, professores, executivos, diretores e presidentes de empresas, que falam sobre gestão de pessoas de diferentes pontos de vistas:
“Quando publicamos um vídeo como este, e já fizemos isso mais de 200 vezes, criamos um elo importante com as pessoas com as quais nos relacionamos, que passam, elas próprias, a divulgar o blog e o trabalho intenso da ABRH-Nacional no sentido de desenvolver a gestão de pessoas no Brasil e melhorar o desempenho das empresas. Isto é rede social, ou seja, grupos de interesse se articulam ao redor de um espaço e contribuem para a criação e difusão de conhecimento e relacionamento”, explica.
Nesse sentido, os blogs não se limitam a ferramentas de publicação de notas e fotografias, mas assumem a função de articular redes sociais de conhecimento e relacionamento quando conduzidos com este objetivo. Chelotti assinala que a audiência do blog da ABRH-Nacional supera, em alguns momentos, toda a base de associados das 23 Seccionais da entidade espalhadas pelo país, mostrando que o blog ajuda a ampliar as fronteiras da instituição.
Outro aspecto marcante do blog é que os conteúdos publicados ali seguem sendo acessados a despeito de estarem ali desde 2008, especialmente os vídeos. Como o blog publica trechos de entrevistas e de palestras de todos os participantes do CONARH de 2008, estes vídeos seguem sendo vistos e, de fato, estão entre os mais vistos do blog, mostrando que muitos conteúdos e temas tratados ali seguem interessando o público que se relaciona com o tema de gestão de pessoas. Exemplos desses vídeos são os que mostram entrevistas e depoimentos com profissionais como William Bonner, da TV Globo; o médico Dráuzio Varella; além de palestrantes internacionais como Linda Gosselin, vice-presidente de Recursos Humanos do Cirque du Soleil, que este ano visita o Brasil.
Qualificação da informação – Além de promover a articulação de uma rede social online, os blogs corporativos têm outras virtudes, como, por exemplo, qualificar a informação que passa a circular pela ferramenta. Hoje, a ABRH-Nacional sabe, dia a dia, quais palavras chaves as pessoas digitaram em sites de busca que as levaram ao blog, o que permite avaliar com mais precisão os temas que estão fazendo as cabeças das pessoas interessadas em gestão de pessoas. Assim, a todo momento, é possível perceber interesses em temas os mais variados, como psicologia do trabalho, crise econômica, demissões, capacitação e qualificação profissional, temas que ajudam a ABRH-Nacional a definir, inclusive, quais temas irá levar para o CONARH, seu mais importante evento.
O sucesso do blog da ABRH-Nacional é tão marcante que a entidade criou um outro blog, este dedicado exclusivamente ao CONARH, que acontece entre 18 e 21 de agosto, no Transamérica Expocenter, em São Paulo. Você pode conhecer estes blogs nos endereços: www.abrhnacional.org e www.blog.conarh.com.br. Há dois canais de vídeos online associados a estes blogs, que você pode acessar em www.youtube.com/conarhvideos e www.youtube.com/epressvideos. Estes vídeos são produzidos exclusivamente para os blogs.

Nenhum comentário: