quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Edital abre espaço para a edição de partituras musicais

Novo edital do Fundo Municipal da Cultura, com inscrições abertas até o dia 30 de setembro, dará apoio financeiro à publicação de obras musicais.

A área de música, em Curitiba, ganha mais um incentivo com o novo edital do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC), destinado a conceder apoio financeiro para a publicação de partituras de obras musicais. O edital e seus anexos estão disponíveis em www.fccdigital.com.br (link “Leis/Editais”, Lei do Incentivo, menu Editais de Inscrições). Os interessados podem fazer suas inscrições até o dia 30 de setembro de 2009.

O edital “Edição de Partituras Musicais” dispõe de uma verba de R$ 120 mil, oriunda do Fundo Municipal da Cultura, para contemplar três projetos divididos nas categorias “Música Erudita”, “Música Popular Brasileira e Instrumental” e “Memória”. As duas primeiras categorias referem-se a obras originais de compositores vivos, naturais de Curitiba ou que comprovadamente residam na cidade há pelo menos cinco anos.

Em “Memória” estão trabalhos de pesquisa e edição de obras de compositores já falecidos, naturais de Curitiba ou que comprovadamente tenham residido na cidade, independentemente do gênero musical. Para as categorias “Música Erudita” e “Música Popular Brasileira”, os projetos deverão registrar obras inéditas no que se refira à edição das respectivas partituras, não se aplicando tal exigência na categoria “Memória”.

A tiragem mínima de cada projeto selecionado será de mil exemplares, sendo que a contrapartida social consistirá em uma apresentação musical relativa à obra editada ou uma palestra sobre o artista abordado, a ser realizada em espaço determinado pela Fundação Cultural de Curitiba. Estão habilitados a participar do edital pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas em Curitiba, com comprovada experiência na área de música, especialmente no segmento de pesquisa musical.

A análise dos projetos será efetuada numa primeira etapa por um grupo técnico especializado, que observará o mérito da proposta seguindo critérios estabelecidos no edital, como qualidade da obra a ser editada em livro, qualificação dos profissionais envolvidos e orçamento coerente com a realidade do mercado editorial. O grupo reunirá dois profissionais indicados pela Fundação Cultural de Curitiba e um que represente a área de Música.

Os proponentes classificados na primeira fase da seleção serão convocados para a etapa seguinte, destinada à avaliação documental. A convocação será realizada por meio de publicação no Diário Oficial – Atos do Município de Curitiba e no site www.fccdigital.com.br, link “Lei/Editais - Lei de Incentivo”, menu “Convocação Editais FMC”.

Serviço:

Inscrições abertas para o Edital “Edição de Partituras Musicais”, do Fundo Municipal da Cultura

Informações em www.fccdigital.com.br (link “Leis/Editais”, Lei do Incentivo, menu Editais de Inscrições)

Nenhum comentário: