sábado, 15 de agosto de 2009

Novos Caminhos da Gestão Pública


Novos Caminhos da Gestão Pública
de Paulo Cesar Medeiros e Evelyn Levy

com Luiz Carlos Bresser-Pereira, Francisco Longo e outros


Número de Páginas: 168

A mídia nos bombardeia diariamente com notícias que colocam a administração pública em xeque. Entre elas destacam-se, por exemplo, a violência urbana e corrupção de políticos. Embora pareça incoerente, a verdade é que há mudanças significativas ocorrendo para mudar esse quadro e restaurar a ordem. É o que afirmam Paulo César Medeiros e Evelyn Levy, organizadores do livro Novos Caminhos da Gestão Pública. Uma obra que reúne seis textos sobre o tema, abordados por diferentes especialistas em palestras realizadas no I Congresso CONSAD (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração) ocorrido em 2008.

Na compilação, os leitores poderão observar coincidências de um esforço comum dos autores em refletir sobre os caminhos percorridos pela administração pública e, claro, propor inovações para reforçar essas medidas. Os diferentes artigos permitem um olhar simultâneo sobre o Brasil, a América Latina e os países da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Entre seus temas estão os atuais aspectos da gestão pública (recursos humanos, financeiro, compras públicas, etc), o diálogo entre a burocracia e a política, o uso de novas tecnologias e a aproximação com o público. Todas as colocações procuram entender onde estão os “buracos” do setor público administrativo para expor novas ideias e assim corrigir falhas e edificá-lo.

Esses fatos fazem de Novos Caminhos da Gestão Pública uma obra com o potencial de propor decisões acertadas para os profissionais que enxergam trilhas positivas na difícil tarefa de gerir administração pública.



OS AUTORES
Luiz Carlos Bresser-Pereira é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas. Aborda o tema: Os Primeiros Passos da Reforma Gerencial do Estado de 1995.

Francisco Longo é Diretor do Instituto de Direção e Gestão Pública da ESADE, Universidade Ramon Llull, em Barcelona, Espanha. Escreve Mérito e Flexibilidade Revisitados.

Marcos Mendes é Doutor em Economia e Consultor-Legislativo do Senado Federal. Discorre sobre Eficiência do Gasto Público no Brasil: incentivos na alocação dos recursos públicos.

Steven Kelman é Professor de Gestão Pública na Kennedy School of Government da Universidade de Harvard. É autor de vários livros e artigos sobre gestão das compras e contratações na administração pública. Neste, desenvolve a Gestão Estratégica na Contratação.

Nick Manning, Geoffrey Sheppard, Jürgen Blum e Humberto Laudares apresentam Reformas de Gestão Pública: o que a América Latina tem a aprender com a OCDE.

Pedro Farias é Mestre em Administração pela Universidade de Brasília. É Ex-Secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado. Aponta Tendências da Reforma do Estado.


UM LANÇAMENTO




Nenhum comentário: