quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O impacto da cultura da convergência no entretenimento e na educação

O impacto da cultura da convergência
no entretenimento e na educação

Projeto Descolagem vira gadget e aplicativo para iPhone/iPod e terá game via SMS ao longo do evento

O homem desenvolve a arte de contar histórias há mais de cinco mil anos. Pela oralidade, através das ondas do rádio, em livros, jornais, cinema e televisão, ele sempre soube adaptar o conteúdo de suas narrativas ao meio e às ferramentas disponíveis. E os rápidos avanços da tecnologia permitem que a cada dia novas mídias e plataformas sejam utilizadas para envolver mais pessoas em todo o mundo. Por meio de games, da internet e das mídias consolidadas, o público quer se aprofundar mais em suas experiências na hora de se divertir e de aprender. Ávida por conteúdo, esta audiência de dimensão planetária faz com que os criadores aprofundem-se e reinventem constantemente suas obras, produtos e ideias para proporcionar experiências únicas e consistentes – antes que o público mude de canal, troque o jogo no console ou comece a perder o estímulo por aprender um assunto específico.
A Transmidia Storytelling ou Narrativa Transmídia, disciplina nascida no MIT (Massachusetts Institute of Technology), ajuda criadores de histórias, de games e educadores a desenvolver estratégias e conteúdos que envolvam seus públicos de maneira única: conciliando o que as plataformas têm de melhor, porém jamais esquecendo o poder de uma boa história.
Com o tema “O impacto da cultura da convergência no entretenimento e na educação”, a quarta edição do projeto Descolagem vai apresentar Mark Warshaw, Maurício Mota e Geoffrey Long, três profissionais que estão se dedicando totalmente ao estudo e às aplicações dos formatos convergentes de narrativas. O próximo Descolagem, que tem a curadoria do jornalista e blogueiro Beto Largman, está marcado para o dia 22 de agosto, sábado, a partir das 15h, no Núcleo Avançado em Educação (NAVE). A entrada é gratuita e haverá tradução simultânea.
O evento será transmitido em tempo real pela internet com um dos canais de áudio reproduzindo a tradução simultânea. Durante o Descolagem, tanto o público presente quanto os que estiverem assistindo pela internet serão convidados a participar de um game via SMS (mensagens de texto no telefone celular). O vencedor ganhará um gadget chamado “dPod”: um tocador de mídia Apple iPod Touch com design customizado, que será carregado com todo o conteúdo digital (textos, vídeos, imagens etc.) gerado nas edições anteriores do Descolagem. Na ocasião, também será apresentado o Descolagem App, um aplicativo para iPhone/iPod especialmente desenvolvido para o projeto e que estará disponível para download gratuito na iTunes Store.
O Descolagem é realizado pelo Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, que promove uma série de encontros na área "Usina de Expressão" do NAVE.
OS CONVIDADOS:
<>
Mark Warshaw é roteirista, produtor e diretor, e trabalha na confluência entre as novas mídias e as tradicionais. Formado em Jornalismo e Comunicação de Massa, já desenvolveu sete seriados para internet e celular. Foi diretor de transmídia e produtor associado do seriado Heroes e comandou todo o desenvolvimento do canal “Heroes Evolutions”, que ganhou o Emmy de “Outstanding Interactive Media Programming”. Mark também é autor de revistas em quadrinhos. Antes de Heroes, foi responsável por todos os projetos interativos e de integração de marcas para o seriado Smallville. Está envolvido no primeiro programa de televisão totalmente colaborativo do mundo, o Imagine This! (imaginethistv.com). O projeto tem como objetivo mobilizar pessoas em todo o mundo em relação à sustentabilidade e ao meio ambiente.
<>
Geoffrey Long é analista de mídia, estudioso de transmídia e consultor de criação. Atualmente é pesquisador e diretor de comunicação do Singapore-MIT GAMBIT Game Lab, um projeto de pesquisa do programa de Estudos de Mídia Comparada do Massachusetts Institute of Technology. Ele é também escritor, designer, músico, realizador de filmes, e um assumido viciado em mídia. Em sua carreira ele já conta dez anos como editor-chefe da revista de literatura, cultura e tecnologia Inkblots; é um dos fundadores do coletivo de software Untyped. Seus textos já foram publicados em jornais, revistas e sites, como Polaris, Gothik, Hika e {fray}.
<>
Maurício Mota iniciou sua carreira como empreendedor aos 15 anos de idade, quando desenvolveu com a escritora Sonia Rodrigues uma plataforma para criar histórias em formato de jogo e software. Presente em mais de 4 mil escolas, foi licenciada oito vezes e utilizada como ferramenta de facilitação para inovação e criatividade por empresas e instituições como ONU, Kraft, Petrobras, iG e TV Globo. Maurício foi o primeiro latino-americano a participar do projeto do MIT sobre o futuro do entretenimento, inclusive como palestrante. Foi o único jurado latino-americano do Festival of Media, em Valência (Espanha), e integra o conselho mundial do Medici Institute, de fomento à inovação, nascido de um estudo sobre o Renascimento desenvolvido em Harvard. Em parceria com a editora Aleph, viabilizou a publicação do livro “Cultura da Convergência”, de Henry Jenkins, no Brasil. Nos últimos cinco anos esteve envolvido em projetos de convergência, inovação e conteúdo para diversos clientes.
<>www.feiramoderna.blog.br
Jornalista especializado em tecnologia, internet e design, comanda o blog Feira Moderna, no Globo Online. Gerenciou projetos inovadores ligados a tecnologia, comunicação, mídias eletrônicas, arte e cultura, além de ter editado revistas e participado em inúmeros programas para rádio e TV. É colaborador das revistas Época e Época Negócios e um dos blogueiros do portal Mundo Oi. Devido ao sucesso de sua coluna no programa “Qual é a boa?”, exibido no canal Multishow, foi convidado para fazer a narração do programa Cybernet, sobre games, no mesmo veículo. Beto já foi DJ e continua fazendo trabalhos especiais como produtor musical.

SERVIÇO
Data: Sábado, dia 22 de agosto de 2009
Horário do início do Descolagem: 15h. Os portões estarão abertos a partir das 14h30.
Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca.
Entrada gratuita. Os interessados em participar devem enviar, a partir do dia 12 de agosto, uma mensagem para descolagem@oi.com.br com o título “Quero Participar” e no corpo da mensagem informar o nome, idade e ocupação. Como o número de inscrições é limitado, enviaremos uma mensagem confirmando o convite. O encontro contará com transmissão ao vivo pela internet, no site http://nave.oi.com.br/, a partir das 15h.

O QUE É DESCOLAGEM
Descolagem é um projeto do jornalista e blogueiro Beto Largman, em parceria com o Oi Futuro, que pretende discutir o impacto das novas tecnologias no modo de produção e compartilhamento do conhecimento e da informação. Um evento Descolagem pode ser uma palestra, mas também uma mesa redonda, um filme, uma performance, um curso, workshop ou o meio de difusão que mais se adequar ao momento, à proposta, ao assunto, ao século em que vivemos. A ideia é que o Descolagem, realizado no NAVE (Núcleo Avançado em Educação), no Rio de Janeiro, seja um “tubo de ensaio” para experimentar novos formatos de interação em ambientes de aprendizagem. No Descolagem, qualquer um pode ter a palavra pois os comentários e postagens feitos durante o evento em redes sociais como Twitter, Flickr, YouTube e blogs são exibidos em telões espalhados pelo espaço. Desta forma, os participantes podem fazer perguntas aos convidados e emitir opiniões, tanto presencialmente como à distância, uma vez que é possível acompanhar o evento ao vivo, via streaming, pela internet. O conteúdo digital gerado nas edições do Descolagem (vídeos, estudos, apresentações) fica disponível online após a realização dos encontros – assim, o projeto contribui com um material de pesquisa variado que pode ser aproveitado tanto pelo público do NAVE como por qualquer internauta interessado.

NAVE
O Nave é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que usem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio. No Rio de Janeiro, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O NAVE é formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para exposições e seminários. Modelo similar foi implantado pelo Oi Futuro em 2006, no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, em Recife (PE) – escola pública de horário integral que desenvolve, entre outras atividades, uma fábrica de jogos, onde os alunos aprendem a produzir jogos eletrônicos. Para saber mais sobre a escola, o site http://nave.oi.com.br/ reúne as notícias relevantes sobre o projeto.

Nenhum comentário: