segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Performance “NOMOS” no Teatro da CAIXA Cultural


O espetáculo performático “Nomos” entra em cartaz nesta terça-feira (18) no Teatro da CAIXA Cultural Curitiba. Os artistas Ricardo Corona, Eliana Borges, Paulo Demarchi e Mário Carta, sob a direção de Giovana de Salles, buscam por meio das artes visuais, da música, da poesia sonora e de uma seleção de poemas provocar sentidos e ideias sobre a presença do ser humano em um ambiente de conflitos e excessos.

A temática desta sessão trata do urbano e do movimento corporal em uma cidade, espaço no qual a ordem, essencialmente, comanda a desordem. O espetáculo mostra o comportamento do ser humano nesta tentativa de submissão a esta proposição. Os artistas fazem uso da voz, tanto pela apresentação falada do poema, quanto por elaborações fonéticas na exploração da sonoridade mínima da palavra. Fazem uso de movimentos corporais apoiados pela interdisciplinaridade dos recursos estéticos e visuais: vídeo-arte, sensores de corpo, efeitos sonoros, luz, música acústica e eletroacústica.
“Nomos” é uma excelente oportunidade de aproximar o público de pesquisas poéticas que integram as diferentes mídias e linguagens expressivas, resultando numa peça contemporânea realizada por artistas de grande atuação no sul do país.

Ricardo Corona - Paranaense de Pato Branco, Ricardo Corona é poeta e escritor tendo lançado as seguintes obras: “Cinemaginário” (1999), “Corpo sutil” (2005) e “Tortografia” (2003), em parceria com Eliana Borges. Lançou o CD de poesia “Ladrão de fogo” (2001), organizou a antologia “Outras praias – 13 poetas brasileiros emergentes / Other Shores – 13 Emerging Brazilian Poets” (1998). Traduziu em parceria com Joca Wolff o livro-poema “Momento de simetria” (2005), de Arturo Carrera. Integrou as antologias Outras praias (1998), “Pindorama – 20 poetas de Brasil” (2000), “Na virada do século – Poesia de invenção no Brasil” (2002), “Passagens – Antologia de poetas contemporâneos do Paraná” (2002) e “Cities of Chance: New Poetry from the United States and Brazil” (2003), acompanhada de CD de poesia, no qual participa com o poema “Ventos e uma alucinação”. Participou também da antologia “Os cem menores contos brasileiros do século” (2004) e da mostra “Brasil: Poetry Today”, publicada na revista Slope (2004). Tem poemas musicados por Vitor Ramil, Ana Lee, Neuza Pinheiro, entre outros. Em 1998, criou a revista de poesia e arte Medusa, e, em 2004, a revista de poesia e arte Oroboro, a qual edita em parceria com Eliana Borges.

Eliana Borges - Autora dos livros de fotografia “Arteiros” (1998), de poesia e artes plásticas “Tortografia” (2003), em parceria com Ricardo Corona. Ilustrou o livro infantil “O sumiço do sol” (1993), de autoria de Ricardo Corona, e organizou com o autor as antologias “Sopa de letras” e “Tirando de letra” (1997). Foi editora de arte da revista Medusa e Oroboro.

Ficha Técnica

Artistas: Ricardo Corona, Eliana Borges, Paulo Demarchi e Mário Carta
Direção: Giovana de Salles

Produção: Medusa Produção Artística e Literária

Serviço: Espetáculo performático “NOMOS” Local: Teatro da CAIXA Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR) Data: de 18 a 20/08/2009 Horários: de terça a quinta, às 20h Ingressos: Entrada Franca – Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir do meio dia. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre Lotação máxima do teatro: 123 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário: