quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Pintor espanhol expõe no Farol do Saber Miguel de Cervantes


Telas de Xavier Fajula Cases estão reunidas na mostra “Impressões e Emoções”, em cartaz de 14 a 31 de agosto.

De 14 a 31 de agosto, a Biblioteca Farol do Saber Miguel de Cervantes (Praça Espanha), espaço da Prefeitura administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, abriga a exposição “Impressões e Emoções”, com obras do pintor espanhol Xavier Fajula Cases. Promovido pelo Instituto Municipal de Turismo, o evento abre espaço para as tendências da pintura contemporânea.

Os trabalhos de Xavier Cases integram o expressionismo catalão. Autodidata, o artista plástico nascido em Barcelona (Espanha), em 1957, conta que se dedica à pintura há muito tempo, intensificando sua atuação nessa área a partir de 2001. Suas obras, em óleo ou acrílico, têm como suporte diferentes materiais, como tela, papel e madeira. “Qualquer material é suscetível de ser utilizado”, diz o pintor. “Tudo é útil se a finalidade é provocar alguns momentos mágicos através do olhar.”

As criações de Cases partem muitas vezes de uma abstração, embora possam nascer de um paisagismo mais sugestivo do que concreto. “A finalidade é transmitir sensações e emoções sem descrevê-las, ainda que possam esconder conceitos e idéias concretas”, destaca o artista. Na exposição em Curitiba, podem ser apreciadas telas de diferentes fases criativas do autor, que se diferenciam pelos recursos materiais e técnicos empregados. As pinturas revelam a trajetória de investigação e de expressão estética, empreendida por Cases nos últimos anos.

O artista, que vive e trabalha em Barcelona, declara seu interesse maior na percepção geral de uma obra do que em seus detalhes. Ele reitera a atração por todas as formas de expressão artística: “O processo criativo é para mim uma necessidade vital e qualquer forma de expressão artística serve para canalizar essa inquietude”.

Serviço:

Exposição “Impressões e Emoções”, com obras do pintor espanhol Xavier Fajula Cases

Local: Biblioteca Farol do Saber Miguel de Cervantes (Praça Espanha – Alameda Carlos de Carvalho – Batel)

Data: de 14 a 31 de agosto de 2009

Horário de visitas: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

Entrada franca


Nenhum comentário: