sexta-feira, 14 de agosto de 2009

UFF comemora Jubileu de Ouro com concurso fotográfico

Para comemorar seus 50 anos de fundação, a serem completados em 2010, a Universidade Federal Fluminense promove concurso fotográfico cujo tema são os diferentes olhares a cerca da instituição e seus diversos campi. “RETRATO AOS 50 – Jubileu de Ouro da Universidade Federal Fluminense: 1960-2010” incentiva fotógrafos profissionais, amadores e iniciantes a ajustarem suas lentes e buscarem o melhor ângulo para esse registro histórico. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de abril de 2010. Mais informações sobre o concurso, organizado pelo grupo de trabalho do Jubileu de Ouro e da Editora da Universidade Federal Fluminense, estão disponíveis em www.editora.uff.br, na seção editais.

Prêmio – A comissão julgadora escolherá três trabalhos que serão premiados com uma câmera digital Nikon, modelo D90 (ou equivalente). Essas e outras fotos selecionadas darão origem a uma exposição fotográfica e à produção de um livro comemorativo. A solenidade de entrega dos prêmios, sem data marcada ainda, será no Teatro da UFF, coincidindo com a abertura da mostra na galeria da instituição.

Como concorrer – As regras para a participação do candidato, que não deve ter nenhum vínculo com a instituição, são bem claras. Qualquer pessoa, sem restrição de idade ou nacionalidade, poderá participar do concurso. Aos menores de 18 anos, o aceite da ficha de inscrição dar-se-á a partir da autorização dos pais ou de seu representante legal. Os trabalhos deverão ser inéditos, nunca tendo sido divulgados em qualquer veículo de informação, e no formato mínimo de 10 x 15 cm, 300 DPIs, nas extensões JPEG, TIFF ou RAW.

Cada concorrente poderá enviar cinco fotografias, a serem produzidas em qualquer tipo de câmera, incluindo-se as de película, digitais e artesanais de todos os formatos, até o dia 30 de abril de 2010. Deve se destacar a exigência de que sejam em formato digital. Mesmo aquelas fotografias produzidas com câmeras de película e artesanais deverão ser digitalizadas e tratadas pelos autores, antes de serem encaminhadas em CDs ou DVDs. Entretanto, dois trabalhos selecionados de um mesmo autor só renderão um prêmio para o mesmo.

Conforme o edital, a comissão de seleção e premiação será constituída de “profissionais de saber e experiência amplamente reconhecidos no campo da arte, da fotografia e da editoração”. Os critérios adotados pela comissão serão: adequação ao tema proposto pelo edital, conjunto de técnica, contextualização e plástica, além de originalidade e criatividade. Os trabalhos deverão ser identificados apenas pelo pseudônimo, ficando desclassificados aqueles que trouxerem o nome do autor. Os trabalhos, enviados via sedex, devem trazer a seguinte descrição: “Concurso Fotográfico RETRATO AOS 50”, Editora da Universidade Federal Fluminense (EdUFF), Rua Miguel de Frias, no 09, Icaraí, Niterói, RJ, CEP 24.220-000.

Nenhum comentário: