domingo, 16 de agosto de 2009

YUXIN

YUXIN

de Ana Miranda




Páginas - 344 + CD

O LIVRO

Em Yuxin, Ana Miranda inventa o mundo possível de uma jovem índia - uma "outra" brasileira. A pergunta inicial da autora é: como pensa essa moça?, para logo indagar-se o que pensa essa moça?

A ação do livro decorre em 1919, no interior das matas densas do Acre. Ao mesmo tempo em que experimenta os conflitos de seu próprio cotidiano, a protagonista vive na fronteira de um mundo externo assustador, que assedia sua cultura com padres catequizadores e brancos interessados nos ganhos que podem ser obtidos com a exploração da floresta - de que fazem parte, como elemento natural, os índios com sua cultura.

Ao falar da indiazinha Yuxin, Ana Miranda fala também de yuxin - substantivo de sentido complexo que se pode traduzir como "alma". Por meio da linguagem-alma da indiazinha, a escritora fala da alma da floresta, cheia dos ecos das vozes dos bichos e dos rumores da natureza.
Em suas obras, Ana Miranda costuma buscar a linguagem mais íntima de seu personagem para utilizá-la como material de construção da prosa daquela obra específica. Caberá a esse personagem a função de desvendar o mundo em que vive e os fatos que lhe sucedem. E é essa linguagem colada à identidade do personagem que revelará o sentido do que se passa no romance. Assim foi em Amrik, Desmundo, Noturnos...

Com sua literatura inovadora, Ana Miranda é uma das principais escritoras brasileiras contemporâneas.

A compositora, pesquisadora e intérprete Marlui Miranda traduziu Yuxin em música em seu cd YUXIN, Alma, composto e produzido especialmente para acompanhar o livro.

A AUTORA
Ana Miranda
Nasceu em Fortaleza, em 1951. Morou em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Hoje vive no Ceará. Estreou como romancista em 1989, com Boca do Inferno (prêmio Jabuti de revelação). De lá para cá escreveu diversos romances, entre eles Desmundo (1996), Amrik (1997) e Dias & Dias (2002, prêmio Jabuti de romance e prêmio da Academia Brasileira de Letras). Colabora com a revista Caros Amigos e é colunista do Correio Braziliense. Foi escritora visitante em universidades como Stanford e Yale, nos Estados Unidos, e representou o Brasil perante a União Latina, em Roma.


Obras do autor publicadas
pela Companhia das Letras

AMRIK

BOCA DO INFERNO (EDIÇÃO DE BOLSO)

BOCA DO INFERNO

CLARICE

DIAS E DIAS

FLOR DO CERRADO: BRASÍLIA

LIG E O GATO DE RABO COMPLICADO

NOTURNOS

RETRATO DO REI, O

SEM PECADO

TOMIE: CEREJEIRAS NA NOITE

ÚLTIMA QUIMERA, A

YUXIN

Ana Miranda no Cinema


UM LANÇAMENTO






Nenhum comentário: