terça-feira, 22 de setembro de 2009

CAIXA Cultural Curitiba apresenta “História de Amor (Últimos Capítulos)”


O amor é tema da obra do dramaturgo francês Jean-Luc Lagarce

A leitura cênica “História de Amor (Últimos Capítulos)” estreia no Teatro da CAIXA na quinta (24). A peça, cujo texto original é do dramaturgo francês Jean-Luc Lagarce, ficará em cartaz até domingo (27) sob direção de Antônio Araújo.

A obra, escrita em 1991, trata do encontro de dois homens e uma mulher, que viveram um romance a três. A mulher se junta a um dos homens abandonando o outro, que passa a viver sozinho com a lembrança daquele amor e da história que uniu o trio no passado. Este homem escreve esta história e, constantemente, a lê. Trata-se, portanto, do amor entre pessoas e do amor pelo ato de escrever, que permite que se reviva uma história ou que se crie uma nova.

O Teatro da Vertigem foi convidado pelo Consulado Francês para participar de uma homenagem a Jean-Luc Lagarce e, criou então, o espetáculo “História de Amor (Últimos Capítulos)”, que estreou em 2007. O grupo buscou trabalhar a investigação interpretativa tripartida, colaborando para as pesquisas da palavra, foco do seu trabalho investigativo.

O objetivo da obra é suscitar, pelo formato intimista - característica do grupo, o interesse pela leitura e pelo exercício dramatúrgico, pois estabelece elos entre cultura e educação. A encenação coloca em efervescência duas manifestações do texto escrito: uma manifestação sonora, na cena, e outra gráfica, no papel impresso. Por meios destas manifestações o Teatro da Vertigem se propõe a estimular os espectadores a também experimentar essa vivência, incentivando o hábito da leitura e da produção de textos.

Sobre o Teatro da Vertigem

O Teatro da Vertigem, fundado em 1992, surgiu a partir de pesquisas relativas ao movimento expressivo do ator. Dirigido por Antônio Araújo, a criação dos espetáculos é coletiva e democrática, baseada em depoimentos pessoais dos integrantes, método conhecido como processo colaborativo e pesquisa sobre os processos de interferência na percepção do espectador. O premiado grupo busca espaços não convencionais para apresentar suas obras, como: hospitais, igrejas, presídios e já encenou em locais como o Rio Tietê e a Baía de Guanabara. Além disso, busca explorar os objetos e materiais existentes no local escolhido para a apresentação.

O grupo apresentou peças em diversas partes do Brasil, além de países como Colômbia, Dinamarca, Alemanha, Portugal e Polônia As três primeiras obras “Paraíso Perdido”, “O Livro de Jô” e “Apocalipse 1,11” formaram a Trilogia Bíblica, apresentando a partir de então, os três espetáculos em conjunto. Posterior a “História de Amor (Últimos Capítulos)”, “BR-3” é a última criação do Teatro da Vertigem e busca dialogar com a performance intervenção urbana. Nos 17 de estrada, o Teatro da Vertigem foi premiado com 24 prêmios, dentre eles: Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA, Shell, Mambembe, APETESP e Funarte.

Além das obras o grupo participa ativamente de projetos e pesquisas relacionados ao desenvolvimento da arte de atuar. Já realizou um workshop na Dinamarca, o projeto Residência Artística do Teatro da Vertigem na Casa n°1, com apoio do Patrimônio Histórico e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, participou do projeto peruano Zona Fronteiriza, além de oficinas gratuitas.

Ficha Técnica

Texto: Jean-Luc Lagarce

Tradução: Sérgio Siviero

Adaptação e Direção – Antônio Araújo

Elenco – Luciana Schwinden, Roberto Áudio e Sérgio Siviero

Iluminação – Guilherme Bonfanti

Cenografia – André Cortez

Trilha Sonora – Laércio Resende

Direção de Produção – Henrique Mariano


Serviço: Espetáculo teatral: “História de Amor” Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba Data: de 24 a 27 de setembro de 2009 Horários: quinta a sábado 21h e domingo 19h Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário: