terça-feira, 22 de setembro de 2009

Coro da Camerata Antiqua recebe maestro francês


Martin Gester é o regente convidado do concerto que tem apresentações neste fim de semana, com obras do compositor italiano Giovanni Bassani.

Depois de turnê vitoriosa na Itália, no último mês de junho, o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo mantido pela Prefeitura Municipal, apresenta neste fim de semana um concerto sob a regência do maestro francês Martin Gester. No repertório estão os “Salmi Concertati”, do compositor italiano Giovanni Battista Bassani (1657 – 1716). As sessões acontecem às 20h de sexta-feira (25), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e às 18h30 de sábado (26), na Capela Santa Maria, dentro da temporada 2009 de espetáculos do grupo, sob o patrocínio da Volvo.

Citado pela imprensa européia entre os dez melhores coros do mundo, o Coro da Camerata Antiqua confirma seu potencial neste concerto, ao interpretar uma das maiores obras de Bassani, datada de 1699. Saudado naquela época como trabalho refinado, no qual não há extravagâncias na harmonia, os “Salmi Concertati” foram escritos na tradição das Vésperas barrocas. Na sucessão de cinco Salmos, criados para um conjunto máximo de cinco vozes e participação de violinos e órgão, a obra de Bassani ganha vida a partir do jogo de combinações vocais e instrumentais.

A escolha do repertório evidencia o trabalho de pesquisa do maestro Martin Gester. Nascido na França, estudou música no Conservatório de Strasbourg e literatura na Universidade de Strasbourg, antes de se interessar por canto e polifonia, e depois órgão e cravo. Após gravar seu primeiro disco, devotado aos trabalhos com órgão de Johann Sebastian Bach, Martin Gester escolheu dividir o seu tempo entre pesquisa, interpretação no cravo e órgão, regência (cantores e grupos) e dar aulas, com um interesse particular nos repertórios dos séculos XVII e XVIII.

Fundador do grupo “Le Parlement de Musique”, em 1990, Martin Gester continuou atuando como maestro, com apresentações na maioria dos países da Europa, América e Ásia. No total, como solista e como maestro, gravou 40 discos, recebendo diversos prêmios. Em suas interpretações, gosta de explorar os relacionamentos que existem entre música e gesto, dança, drama, declamação e tradição oral, na procura por um estilo que combine requinte e qualidades dramáticas. Martin Gester é chefe do departamento de Música Antiga no Conservatório de Strasbourg e também ensina regularmente em academias e instituições da Alemanha, México e Estados Unidos. Em 2001, o músico tornou-se Cavaleiro das Artes e Letras pelo Ministério de Cultura da França.


Serviço: Apresentações do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro convidado Martin Gester, dentro da temporada 2009 de espetáculos patrocinados pela Volvo. Programa: “Salmi Concertati”, do compositor italiano Giovanni Battista Bassani. Data e horário: 25 de setembro de 2009 (sexta-feira), às 20h Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Av. Nossa Senhora Aparecida, 1.637 – Seminário – telefone: 41 - 3274-3477) Entrada franca Data e horário: 26 de setembro de 2009 (sábado), às 18h30 Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível (promoção não cumulativa).

Nenhum comentário: