sábado, 26 de setembro de 2009

Documentário Hemuth Wagner - Alma da Imagem


Dia 5 de Outubro será lançado o Documentário Hemuth Wagner - Alma da Imagem, com direção de Ingrid Wagner e Fernando Severo. O evento será durante o 4º. Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino, a exibição encerra a sessão da Mostra Paranaense, que terá início às 16 horas.
O documentário narra a trajetória artística e pessoal do fotógrafo Helmuth Wagner (1924•1988), nascido em Canoinhas - SC e radicado em Curitiba desde a infância.

Ao longo de quatro décadas produziu imagens de inestimável valor para a história da fotografia brasileira deixando um extraordinário legado fotográfico sobre a natureza, a cultura e o povo do Paraná.

Hábil na transmissão da expressão estética associada a uma técnica apurada, se torna um dos grandes nomes do fotoclubismo, recompensado com inúmeras premiações. Buscando originalidade em seu trabalho, investe na pesquisa de diferentes técnicas, se tornando referência para várias gerações de fotógrafos, especialmente a geração dos anos 60 e 70.

Editou importantes livros fotográficos como: Serra do Mar, Sete Quedas e Ilha do Mel.

Em 2009 tem seu nome e fotografias selecionadas para a 17ª edição da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia. As obras passam a integrar o acervo do Museu de Arte de São Paulo.


Nenhum comentário: