quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Gestão de Pessoas categoria 3º Setor



Gestão de Pessoas categoria 3º Setor


de Ana Lúcia Godinho Mendes, Algemir Lunardi Brunetto




Número de Páginas: 124




O Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, que homenageia um dos renomados fundadores da ABRH- Nacional e objetiva reconhecer e divulgar as melhores práticas e iniciativas na área de Gestão de Pessoas, está em sua 15ª edição. Os resultados são surpreendentes, não só pela alta qualidade dos trabalhos como na diversidade dos temas abordados.

Divididas nas modalidades Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, a coleção de livros publicada pela Qualitymark Editora em parceria com a ABRH Nacional, evidencia a consistência dessas duas áreas em um momento em que as organizações estão sendo desafiadas a buscar respostas para um ambiente novo e complexo. Cenário que exige, por um lado, profissionais engajados, comprometidos, criativos e resilientes e, por outro, corporações dispostas a investir nas pessoas e a valorizá-las numa trajetória pautada pela sustentabilidade.
Nesta edição, são apresentados dois cases de sucesso de duas respeitadas instituições sociais: A APAE Salvador – Associação de Pais e Amigos Excepcionais – e o Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul. O primeiro, de Ana Lúcia Godinho Mendes e Angela Ventura, apresenta o projeto Tecnologia Empresarial Social: Valorizando Pessoas, implantado na instituição que necessitava renovar-se e posicionar-se frente às novas mudanças conceituais que o mundo das empresas sem fins lucrativos atravessam. O modelo teve como meta criar estratégias para levar adiante e aprimorar os propósitos e qualidade de serviços do órgão. Entre eles está a promoção da saúde, educação, capacitação para o trabalho e a inclusão social das pessoas com deficiência mental.
O segundo case, Pesquisa, Caminho para a Cura do Câncer Infanto-Juvenil, é descrito pelo médico e um dos idealizadores e fundadores do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul, Algemir Lunardi Brunetto. Nele, o autor fornece informações ricas e detalhadas sobre as atividades do instituto desde sua fundação, em 1992, até os dias atuais. Entre suas realizações, estão trabalhos em parceria com clínicas e hospitais; serviços de assistência social aos pacientes e suas famílias; e pesquisas e estudos de destaque, como o desenvolvimento do Protocolo Brasileiro para o Tratamento de Pacientes Portadores de Tumores da Família Ewing, um marco científico na comunidade oncológica que já está sendo difundido na América do Sul. Hoje, a média de crianças que saem clinicamente curadas ultrapassa os 70%, índice igual aos alcançados nos Estados Unidos e Europa. Dado que comprova os esforços da instituição no combate ao câncer.
Por conta desses ricos exemplos, Gestão de Pessoas categoria 3º Setor é uma obra indispensável para aqueles que pretendem fazer de seu conteúdo um guia de excelência na arte do desenvolvimento social.
Público-Alvo: Leitura indispensável para aqueles que buscam a excelência em ações voltadas ao desenvolvimento social.

Os Autores: Ana Lúcia Godinho Mendes é Pedagoga, mestre em educação especial e doutoranda em Educação. Atua como professora substituta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus XI) e assessora pedagógica de cursos na APAE Salvador. Tem pesquisado na área de políticas educacionais inclusivas.

Angela Ventura é Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda. Assessora Institucional da APAE Salvador, é responsável pela comunicação da Instituição e relacionamento com os diversos segmentos sociais. Presta consultoria em eventos.

Algemir Lunardi Brunetto é Ph.D. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), Mestrado em Saúde Materno-Infantil pela Universidade de Londres (1985) e Doutorado em The Medical School – University of Newcastle Upon Tyne (1990). Idealizador e fundador do Instituto do Câncer Infantil do RS (1992), Instituição voltada exclusivamente para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Atualmente, é chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, membro da Diretoria do Instituto Kaplan de Oncologia Ltda, membro do conselho da Fundação Central Sul-Americana para o Desenvolvimento de Drogas Anti-Câncer e membro do corpo docente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica.


UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: