quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Músicos curitibanos são as estrelas de shows no Paiol


A sanfona de Rubens Pires, nesta sexta-feira (11), e as flautas do Quarteto Pneuma, na terça-feira (15), integram o programa Terça Brasileira.



O programa Terça Brasileira no Paiol, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, teve datas alteradas no mês passado. Agora, quem ganha é o público, que tem dois espetáculos seguidos para conferir o talento de músicos curitibanos. Nesta sexta-feira (11), às 20h, quem toma conta do Teatro Paiol é o sanfoneiro Rubens Pires. Na terça-feira (15), também às 20h, será a vez do Quarteto Pneuma levar ao Paiol o show “... de Tirar o Fôlego”.

O compositor, instrumentista e arranjador Rubens Pires cursou Piano Popular na Faculdade de Artes do Paraná. Aprimorou conhecimentos de acordeom com Toninho Ferragutti e Alessandro Kremer, em edições das Oficinas de Música de Curitiba. Professor do Conservatório de MPB de Curitiba, também integra o grupo Viola Quebrada, com o qual realiza um trabalho voltado à música caipira.

Como integrante do Viola Quebrada, Rubens Pires já realizou shows em vários estados brasileiros, além de Argentina e Paraguai. Também com o grupo gravou quatro CDs e acompanhou artistas de renome, entre eles Inezita Barroso e Tinoco, com participações em gravações de Pena Branca e Xavantinho, Roberto Correa, Zeca Baleiro e Alaíde Costa. Neste show, ao lado de músicos convidados, Rubens Pires executa um repertório formado por composições próprias e de autores como Ernesto Nazareth, Valdir Azevedo e Waltel Branco.

Para tirar o fôlego – O Quarteto Pneuma, formado pelos flautistas Clayton Rodrigues da Silva, Eliane Luiza Muller, Jennifer Heinrichs e Priscila da Silva de Assis, apresenta o show “... de Tirar o Fôlego”. Sob a direção de Giampiero Pilatti, o quarteto criado em 2003 tem realizado concertos em diversas cidades brasileiras, além de desenvolver projetos didáticos, com apresentações em fábricas de Curitiba e escolas públicas de cidades do Paraná.

Em 2008, o grupo foi vencedor do Concurso Latino-Americano Rosa Mística, na categoria Música de Câmera. Nas suas apresentações, o Quarteto Pneuma mostra um repertório diversificado, reunindo tradicionais compositores eruditos e destaques da música popular brasileira. Para o espetáculo no Paiol, entre as obras selecionadas pelo grupo estão composições de Ary Barroso, Ernesto Nazareth, Noel Rosa, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, André Corrêa e Maestro Duda.


Serviço:

Edições do programa Terça Brasileira no Paiol

Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)

Show do sanfoneiro Rubens Pires e convidados

Data e horário: dia 11 de setembro de 2009 (sexta-feira), às 20h

Show “... de Tirar o Fôlego”, com o Quarteto Pneuma

Data e horário: dia 15 de setembro de 2009 (terça-feira), às 20h

Ingressos para cada espetáculo: R$ 10 e R$ 5

Informações de bilheteria: (41) 3213-1340

Nenhum comentário: