domingo, 20 de setembro de 2009

Os jogos da minha escola



ESTE LIVRO PROPÕE A RESSIGNIFICAÇÃO DAS COMPETIÇÕES ESPORTIVAS NAS ESCOLAS. Em formato de caderno/agenda é um incrível instrumento de gestão de projetos esportivos nas escolas. Mais que recomendável.

Os jogos da minha escola
de Lino Castellani Filho e Rafael Moreno Castellani

A ilustração de LOR (Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues)



Páginas: 80p.

Formato: 14x21

PÚBLICO ALVO Professores da educação básica, especialmente os de educação física

O livro propõe ressignificar as competições esportivas, não mais o relacionando mecânica e automaticamente ao alto rendimento esportivo — seja nas ações curriculares como extracurriculares — e construindo sua inserção como elemento significativo na construção da autonomia esportiva do educando.

Os jogos da minha escola é indicativo de como a escola pode dar oportunidades aos seus alunos de serem motivados por meio da prática social do esporte, um vez que todos sabem que essa prática proporciona aos estudantes uma porção de elementos positivos para o aprendizado, tais como: disciplina e determinação.

Na obra, Renan e seus amigos estão vivendo as situações típicas dos adolescentes e, na escola, se deparam com a chegada de um novo professor de educação física que, de forma sutil, cria situações que viram de perna pros ares a organização dos Jogos Escolares, aqueles interclasses, que todos conhecem... Essa nova realidade os leva a viverem experiências que certamente os acompanharão ao longo de suas vidas...

Voltado tanto para os professores quanto para os alunos, este livro renova a importância do componente curricular educação física na sua relação com um de seus conteúdos mais significativos, qual seja, o esporte.


OS AUTORES

Lino Castellani Filho (professor da Faculdade de Educação Física da Unicamp) e Rafael Moreno Castellani (Licenciado em Educação Física - Unesp/Rio Claro; Mestrando em Educação Física - Unicamp - na área de concentração "Educação Física e Sociedade"; Professor da Rede Estadual de Ensino - São Paulo);

A ilustração de LOR (Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues) (Docente da UFMG; cartunista premiado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba e várias vezes jurado do referido Salão)

ENTREVISTA COM AUTORES

Como surgiu a ideia do livro? R) Do respeito ao debate presente na educação física sobre a educação escolar e, nela, sobre a educação física escolar; da compreensão de que deveríamos redimensionar a presença do esporte na escola ao invés de permanecermos exclusivamente na crítica sobre a forma como ele se fazia presente nela; e, por fim, nas distintas experiências dos que se aventuraram a sistematizar o trabalho (Lino, Rafael e Lor).
É paradidático?
R) Sim. Tem o intuito de ser referência para a educação física escolar, tanto para o aluno como para o professor. Temos a expectativa de vê-lo na mochila dos estudantes e na prancheta do professor, ou seja, queremos vê-lo parte integrante do cotidiano de ambos.
Para quem vocês escreveram?
R) Para toda a comunidade escolar. Os jogos da minha escola é de toda a escola ou é de ninguém... mas também o visualizamos nos mais de 600 cursos superiores de educação física, onde a formação do professor não pode prescindir da reflexão do esporte visto como prática social...
Qual o seu diferencial com outras obras no mercado editorial? R) Com toda honestidade, desconhecemos obras no mercado editorial dotadas de projeto editorial igual ou mesmo similar...

um lançamento




Nenhum comentário: