terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Pessoa com Deficiência e o Trabalho



A Pessoa com Deficiência e o Trabalho
de Paulo Rebelo


Número de Páginas: 136

Um livro para pessoas que desejam fortalecer a integração social e profissional dos deficientes físicos brasileiros.

Dos 65,6 milhões de habitantes brasileiros, nove milhões possuem alguma deficiência. Desse montante, 48,39% está no mercado de trabalho e ocupa funções no setor de serviços, principalmente em corporações e órgãos governamentais. Esse dado demonstra uma preocupação cada vez maior do Governo com esses cidadãos, que graças a leis e diretrizes que defendem os seus direitos, inserem-se no mercado de forma jamais vista. Projeções otimistas apontam para uma participação cada vez maior nesse cenário.

Mas, para que esse belo painel seja pintado, é necessário que o mercado e os profissionais que trabalham diretamente com deficientes físicos estejam sempre se renovando. A idéia é proporcionar as melhores estruturas e condições de trabalho para esses cidadãos. Foi com esse pensamento que o médico Paulo Rebelo resolveu escrever A Pessoa com Deficiência e o Trabalho. Com uma linguagem clara e a tranquilidade e a experiência inerente àqueles que lidam há anos com esse desafio, o Dr. Paulo nos entrega uma obra rica sobre o tema.

Ao longo das 136 páginas, o médico mostra como os profissionais de diversos ramos (Administração, Sociologia, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, etc) podem contribuir para a reintegração e reabilitação social dos cidadãos com deficiência. Para isso, o autor destaca algumas medidas como a importância da preparação do local de trabalho para receber os trabalhadores deficientes e as diretrizes para que exista um acompanhamento especial desses cidadãos em suas funções.

A Pessoa com Deficiência e o Trabalho é um convite à reflexão e a tomada de posição frente à plena integração do deficiente com ênfase às questões relacionadas ao trabalho.

O Autor: Paulo Rebelo é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é sócio da Souto e Rebelo Medicina e Saúde Consultoria LTDA e Presidente da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho.

UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: