terça-feira, 15 de setembro de 2009

Prefeitura abre edital para construção de centro cultural no Bairro Novo

A criação do centro cultural do Bairro Novo é um dos projetos da atual gestão da Fundação Cultural de Curitiba, definido com base nas reivindicações da comunidade local.

O primeiro passo para a construção de um centro cultural no Bairro Novo foi dado com a abertura de licitação para a contratação de projetos de arquitetura e complementares. O processo está sendo conduzido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, que fez o anteprojeto e lançou o edital para a contratação de empresas. A criação desse espaço é um dos principais projetos da atual gestão da Fundação Cultural de Curitiba, definido com base nas reivindicações da comunidade local.

A nova unidade será construída na Praça José Soares Grobe, na esquina das ruas Lupianópolis e Nova Esperança, no bairro Sítio Cercado. A área total da obra é de 2.600 m². O anteprojeto prevê que o espaço terá um cine-teatro com aproximadamente 250 lugares, palco e camarim, uma sala de exposições de 180 m², estúdios de dança, música e artes plásticas, um centro de arte digital, lan-house, áreas de administração, sanitários, instalações de serviço e apoio, e um pátio coberto. No local também funcionará uma Casa da Leitura.

A entrega das propostas pelas empresas está marcada para o dia 18 de setembro. Deverão ser entregues projetos de arquitetura, de estruturas de concreto e metal, hidráulico e de prevenção de incêndio, elétrico, acústico, luminotécnico, cenotécnico, entre outros. O preço máximo para esse lote é de R$ 199.177,39 e o prazo de entrega dos projetos é de 120 dias. Mais informações sobre o edital podem ser obtidas no site do Ippuc (http://www.ippuc.org.br/Licitacao/anexos/cp05_2009.pdf).

Demanda - A construção de um centro cultural no Bairro Novo atende a um pedido da comunidade local, formulado durante as audiências públicas realizadas pela Prefeitura. “As demandas da comunidade e o mapeamento das manifestações culturais daquela Regional forneceram os elementos para a elaboração do projeto que agora começa a se tornar realidade”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana. De acordo com o presidente da Fundação Cultural, o espaço físico foi concebido depois uma reflexão sobre como o centro cultural deve funcionar, de forma a atender de fato as expectativas da comunidade e a se inserir na política cultural proposta pelo município.

Para a elaboração do projeto, a Fundação Cultural contou com a consultoria do professor Teixeira Coelho, da Universidade de São Paulo, um dos principais teóricos da questão cultural no Brasil. Depois de visitar a comunidade e reunir-se com os gestores culturais, Teixeira Coelho elaborou um estudo preliminar que serviu de base para o projeto do novo centro cultural. “Ele levantou questões significativas sobre política cultural que nos ajudaram a construir conceitualmente o novo espaço”, conta o diretor de Planejamento da Fundação Cultural, Beto Lanza.

A Regional do Bairro Novo é caracterizada pela diversidade de manifestações. Mais de 200 alunos freqüentam os cursos oferecidos pelo núcleo regional da Fundação Cultural em diferentes áreas. Na área de música, por exemplo, há grupos interessados em violino, violão, canto coral, viola caipira e bandas de garagem. Há um forte movimento de hip-hop e também atividades inspiradas na cultura popular. A região ainda guarda fortes traços da recente onda migratória vinda do interior do Paraná.

Segundo Luzia Simplício, coordenadora do núcleo da Fundação Cultural no Bairro Novo, as aulas são acomodadas em espaços alternativos da comunidade – escolas, centros de atendimento social, sedes de associações de moradores e numa das unidades da Vila Tecnológica. “Com o centro cultural, além da oferta de espaço físico adequado para os cursos e fomento do movimento cultural, teremos condições de atender um número maior de alunos”, afirma.

O cine-teatro será um dos diferenciais do centro cultural. A sala estará preparada e com os equipamentos necessários tanto para uso em espetáculos cênicos e musicais, como para projeção de filmes. O espaço também contará com um estúdio exclusivo para arte digital, com computadores e programas que atendem a demanda do público jovem. Pelo projeto arquitetônico, uma área central coberta servirá para o desenvolvimento de atividades e eventos comunitários.

Nenhum comentário: