quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Seleção de textos teatrais pelo Edital Oraci Gemba

Edital do Fundo Municipal da Cultura, com inscrições abertas até o dia 8 de janeiro de 2010, dará apoio financeiro à publicação e distribuição de dramaturgia inédita.



Os autores de textos teatrais, em Curitiba, recebem mais um incentivo com o Edital “Oraci Gemba” do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC), destinado a conceder apoio financeiro para a publicação e distribuição de dramaturgia inédita. O edital e seus anexos estão disponíveis em www.fccdigital.com.br (link “Leis/Editais”, Lei do Incentivo, menu Editais de Inscrições). Os interessados podem fazer suas inscrições até o dia 8 de janeiro de 2010.

O edital “Oraci Gemba” dispõe de uma verba de R$ 120 mil, oriunda do Fundo Municipal da Cultura, para contemplar até seis projetos enquadrados nas modalidades Teatro para Adultos (três propostas) ou Teatro para Crianças (três propostas). Cada proponente deverá apresentar um texto para peça teatral que, caso seja selecionado, integrará o livro a ser publicado pela Fundação Cultural de Curitiba, reunindo todas as obras contempladas.

O livro terá uma tiragem de mil exemplares, sendo que a Fundação Cultural de Curitiba ficará com quatrocentas unidades para distribuição em bibliotecas, entidades de ensino e instituições culturais. Para cada um dos autores selecionados serão destinados cem exemplares da publicação. A contrapartida social consistirá na realização de difusão artística e capacitação ou aprimoramento técnico, englobando ciclos de debate, leituras dramáticas, cursos continuados, intervenções no espaço urbano e workshops. Estão habilitados a participar do edital pessoas físicas domiciliadas em Curitiba, com atuação na área de literatura dramática.

A análise dos projetos será efetuada numa primeira etapa por um grupo técnico especializado, que observará o mérito da proposta seguindo critérios estabelecidos no edital, como texto literário, teor e conteúdo do texto, domínio da linguagem e da forma dramática, coerência e viabilidade prática da proposta de contrapartida social. O grupo reunirá três profissionais com notório saber na área de literatura, indicados pela Fundação Cultural de Curitiba.

Os proponentes classificados na primeira fase da seleção serão convocados para a etapa seguinte, destinada à avaliação documental. A convocação será realizada por meio de publicação no Diário Oficial – Atos do Município de Curitiba e no site www.fccdigital.com.br, link “Lei/Editais - Lei de Incentivo”, menu “Convocação Editais FMC”.



Serviço:

Inscrições abertas até o dia 8 de janeiro de 2010 para o Edital “Oraci Gemba”, do Fundo Municipal da Cultura, destinado à publicação e distribuição de dramaturgia inédita.

Informações em www.fccdigital.com.br (link “Leis/Editais”, Lei do Incentivo, menu Editais de Inscrições)

Nenhum comentário: