quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Teatro do Piá tem espetáculo infantil de formas animadas


O Grupo Merengue responde pela montagem da peça “A Viagem do Pescador na Ilha dos Quadrados”, com sessão às 11h deste domingo (27).

O espetáculo de animação “A Viagem do Pescador na Ilha dos Quadrados”, com o Grupo Merengue, volta a ser atração do Teatro do Piá, com sessões a partir deste domingo (27), às 11h. A temporada de apresentações prossegue até o dia 11 de outubro, sempre aos domingos, dentro da tradicional programação para o público infantil, promovida pela Prefeitura de Curitiba. A montagem foi selecionada por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura e tem entrada franca.

Inspirada na obra do artista plástico Paul Klee, a peça tem dramaturgia de Valmor Beltrame-Nini, doutor em teatro e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, e foi escolhida pelo Grupo Merengue pela riqueza literária e múltiplas possibilidades de encenação. Humor e poesia permeiam as diversas técnicas de formas animadas usadas pelo grupo para levar à plateia o realismo fantástico proposto pelo autor.

No palco, bonecos, atores, máscaras e teatro de sombras contam às crianças as aventuras de um pescador em suas viagens, destacando sentimentos como amizade, descoberta de diferenças e superação de desafios. Os cenários e bonecos são assinados por Bernardo Grillo, com máscaras criadas por Adeodato Rhoden e direção geral a cargo de Olga Romero.

O Grupo Merengue tem no currículo mais de 20 anos de pesquisa e experiências cênicas. É formado pela atriz e bonequeira Olga Romero – que há 41 anos dedica-se à arte do teatro de animação – e seu filho Bernardo Grillo, na mesma profissão há 20 anos, atuando na criação de bonecos, cenários, efeitos de iluminação e sonoplastia.

O grupo percorre caminhos que o aproximam da Escola da Bauhaus, criada na Alemanha, após a 1ª Guerra Mundial, e que levantou questões que ainda hoje estão vigentes e permitem novas investigações. O Merengue segue a orientação do diretor da Escola da Bauhaus, professor Oskar Schlemmer, que retirou da cena o supérfluo para ficar com a essência do espetáculo.

A autora, diretora e atriz Olga Romero escreveu e dirigiu diversas peças teatrais. Inserida entre os nomes mais importantes do teatro infantil no Brasil, Olga também tem atuação reconhecida na América do Sul e na Europa. Realizou curso de aprimoramento em Bolonha, na Itália, e entre suas atividades estão oficinas e palestras sobre arte-educação, sempre com o objetivo de estimular a leitura. É de sua autoria o livro infanto-juvenil “Maria das Cores e seus Amores”, publicado em edição bilíngue (português – espanhol) pela Editora Arte e Letra.

Serviço:

Peça “A Viagem do Pescador na Ilha dos Quadrados”, do Grupo Merengue de teatro de animação.

Local: Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico)

Data e horário: temporada de apresentações de 27 de setembro a 11 de outubro de 2009, sempre aos domingos, às 11h.

Entrada franca

Nenhum comentário: