sábado, 24 de outubro de 2009

Ariano Suassuna participa da programação do CCBB Itinerante em Curitiba



Um dos destaques da etapa de Curitiba do projeto Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante, a caravana do Vozes de Mestres – Festival Internacional de Cultural Popular, está na capital paranaense com eventos que movimentando o cenário cultural da cidade até o 1º de novembro. Música, oficinas, mesa-redonda e dança compõem a grade de programação.

No dia 27 de outubro, com a presença do escritor Ariano Suassuna, será realizada a mesa-redonda Brasil: quem somos nós e como chegamos a ser o que somos?. Também participam do debate os mestres do Fandango Paranaense, Martinho dos Santos e Leonildo Pereira. A anfitriã do debate será a artista plástica e pesquisadora Rejane Nóbrega. Durante o evento, que será mediado pela mineira Déa Trancoso, será discutida a diversidade cultural brasileira em seus mais variados aspectos.

Ariano Suassuna é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros. Autor dos célebres Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, é um defensor militante da cultura do Nordeste. O escritor é o idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. O movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.

Obras de Ariano Suassuna já foram traduzidas para inglês, francês, espanhol, alemão, holandês, italiano e polonês. Desde 1990, ocupa a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono é Manuel José de Araújo Porto Alegre, o barão de Santo Ângelo.

SERVIÇO Mesa-Redonda: Brasil: quem somos nós e como chegamos a ser o que somos?, com Ariano Suassuna Data: 27 de outubro de 2009 Horário: 19h Local: Teatro Guaíra – Grande Auditório Ingressos: Entrada gratuita – Inscrições no site www.vozesdemestres.com Classificação indicativa: Livre

Nenhum comentário: