sábado, 24 de outubro de 2009

AS SUSPEITAS DO SR. WHICHER


SUSPEITAS DO SR. WHICHER, AS
- A história real de um dos crimes mais chocantes da Inglaterra vitoriana e do detetive que inspirou Charles Dickens e Arthur Conan Doyle

Kate Summerscale


Páginas - 440

Um crime que parece saído de um romance de mistério; um detetive que serviria de modelo a personagens de Charles Dickens e Wilkie Collins. É isso o que narra e discute o aclamado e premiado livro As suspeitas do sr. Whicher, de Kate Summerscale.

O assassinato de um menino de três anos num casarão rural do sul da Inglaterra, em 1860, chocou o país, suscitando horror e ao mesmo tempo excitando a curiosidade mórbida da população. Paralelamente à investigação empreendida pelo detetive Jack Whicher, da Scotland Yard, a imprensa, os escritores de ficção e os cidadãos comuns desenvolveram suas hipóteses e teorias para tentar solucionar o enigma do crime da Road Hill House.

Baseada numa pesquisa exaustiva, a autora não apenas deslinda passo a passo o andamento do caso, com suas surpreendentes reviravoltas, como traça um quadro vívido da sociedade da época e das contradições da moralidade vitoriana expostas no curso das investigações. Discute também a ambígua figura do detetive policial, que era então uma novidade tanto na literatura de ficção como na vida real.

E, mais que tudo isso: numa narrativa envolvente e eletrizante, As suspeitas do sr. Whicher mostra que, um século e meio depois de cometido, o hediondo crime mantém seu impacto e seus mistérios.


A AUTORA
Kate Summerscale
Nasceu na Inglaterra em 1965. Estudou em Oxford e formou-se em jornalismo em Stanford. Em 1997 ganhou o prêmio Somerset Maugham por seu livro The queen of Whale Cay. As suspeitas do sr. Whicher conquistou o prêmio Samuel Johnson de não ficção em 2008.

A AUTORA FALA SOBRE O LIVRO



UM LANÇAMENTO






Nenhum comentário: