quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CAIXA CULTURAL CURITIBA RECEBE FESTIVAL COM 40 FILMES DE 12 PAÍSES


Único festival de Super 8 do País, Curta 8 apresenta retrospectiva inédita de cineasta argentino


Começa nesta sexta-feira (23), na CAIXA Cultural Curitiba, a quinta edição do Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba, o único festival dedicado ao Super 8 no País, que exibirá até domingo (25) mais de 40 filmes de 12 países. O evento recebe a primeira retrospectiva brasileira do cineasta argentino Ernesto Baca, que conversa com o público na noite de sábado (24). Na abertura, às 19h, Cristian Borges, professor da ECA/USP e doutor em cinema pela Universidade Paris III, apresenta a série de quatro filmes “História privada de revoluções pessoais”, rodada, respectivamente, na Inglaterra, República Tcheca, Portugal e Grécia. Borges foi co-curador das mostras "Agnès Varda – o movimento perpétuo do olhar" (2006), "Alain Resnais – a revolução discreta da memória" (2008) e "Novo Cinema Independente Alemão: uma outra política do olhar" (2009).

Nas noites de sexta e sábado acontecem as mostras competitivas, com filmes nacionais e estrangeiros, que concorrem a dez prêmios. Entre as premiações, está a oferecida pela Kodak, um dos apoiadores do Curta 8: quatro rolos de filme 16mm e cinco cartuchos Super 8. Já a Locall de Cinema e Televisão oferece R$ 4 mil em aluguel de equipamentos. O júri do festival é composto pelo produtor Bruno Gehring (Apucarana, 1982), pelo realizador Goyo Anchou (Mar del Plata, 1973) e pela crítica Lila Foster (Nova Iorque, 1980).

O paulista Marcos Bertoni é o convidado da noite de domingo, quando apresenta quatro de seus trabalhos no formato. Ele é o idealizador do movimento Dogma 2003, cuja única regra é a não utilização de uma câmera ao fazer filmes, parodiando o Dogma dinamarquês. No caso de “No fundo do poço: a biografia não autorizada de Edir Macedo (2005)”, credita a autoria do filme a Zezinho do Apocalipse – enquanto se apresenta como seu representante. Arquiteto de formação, Bertoni trabalha com esculturas e também modelagem para publicidade e cinema. Fez o passarinho da Zorba, os dedinhos do Castelo Rá-Tim-Bum, a máscara da Tiazinha e ainda o ratinho que aparecia nos comerciais do jornal Folha de São Paulo.

Pelo segundo ano consecutivo, o festival apresenta duas sessões com os filmes resultantes da oficina Tomada Única, ministrada em setembro por Leandro Bossy e Pedro Merege. Cada um dos 12 realizadores curitibanos selecionados recebeu um cartucho de Super 8 (3’20”) da organização do festival com o desafio de fazer um curta com edição no gatilho da câmera, no ato de filmar; sem edição posterior. Enquanto os filmes estavam sendo revelados, os realizadores desenvolveram trilhas sonoras que podem ser apresentadas ao vivo ou a partir de gravações. Uma surpresa tanto para o público quanto para os realizadores, que assistirão a seus filmes pela primeira vez.

Os ingressos para todas as sessões são gratuitos e podem ser retirados com antecedência na bilheteria do Teatro da CAIXA, que fica na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Mais informações no (41) 2118-5111 ou ainda no site do evento: www.curta8.com.br.

O Curta 8 tem idealização e curadoria de Leandro Bossy. É produzido por Antonio Carlos Domingues/Perfil Comunicação. Tem direção de produção de Rafael Urban e design gráfico de Adriana Alegria. A projeção fica sob a responsabilidade de Lucas Vega. Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba é promovido pela CAIXA Cultural Curitiba e conta com os apoios de Kodak, Rádio Lumen FM e Locall de Cinema e Televisão


CURRÍCULO DOS CONVIDADOS

Cristian Borges (São Paulo, 1974)
Sexta-feira, dia 23, às 19h, conversa com o público após a exibição da série “História privada de revoluções pessoais” (40’)
É professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP e doutor em cinema pela Universidade de Paris III. Os filmes apresentados nesta sessão foram rodados, respectivamente, na Inglaterra, República Tcheca, Portugal e Grécia, entre 1998 e 2000, como parte prática do mestrado em cinema na Universidade de Bristol, no Reino Unido. Codirigiu durante vários anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU, no Rio de Janeiro) e foi cocurador das mostras "Agnès Varda – o movimento perpétuo do olhar" (2006), "Alain Resnais – a revolução discreta da memória" (2008) e "Novo Cinema Independente Alemão: uma outra política do olhar" (2009).

Ernesto Baca (Buenos Aires, 1969)
Sábado, dia 24, às 19h, conversa com o público após a exibição de sessão com seus curtas-metragens. Seus longas-metragens realizados em Super 8, Música para astronautas (65’, 2008) e Samoa (65’, 2006), serão exibidos, respectivamente, nos dias 24 e 25, às 17h.
É diretor e professor de cinema formado pelo Centro de Pesquisa e Experimentação, o Cievyc. Seu cinema, com forte influência da filosofia oriental, foi definido por um periódico argentino como “radicalmente autoral, de proposições experimentais, espírito onírico e feitura artesanal que entrelaça símbolos e imagens como se fossem peças de um quebra-cabeças”. Baca recebeu diversas bolsas para o desenvolvimento de seu trabalho, como a de Hubert Balls, do Festival de Roterdã, para o seu próximo filme, “Ganges”. Em 2006, em Amsterdã, foi o curador de uma mostra de cinema experimental argentino no teatro Rialto. É a primeira vez que o cineasta apresenta a sua obra completa em Super 8 no Brasil.

Marcos Bertoni (São Paulo, 1955)
Domingo, dia 24, às 19h, conversa com o público após a exibição de sessão com quatro de seus curtas-metragens.
É o idealizador do movimento Dogma 2003, cuja única regra é a não utilização de uma câmera ao fazer filmes. No caso de “No fundo do poço”, credita a autoria do filme a Zezinho do Apocalipse – enquanto se apresenta como seu representante. Arquiteto de formação, Bertoni trabalha com esculturas e também modelagem para publicidade e cinema. Fez o passarinho da Zorba, os dedinhos do Castelo Rá-Tim-Bum, a máscara da Tiazinha e ainda o ratinho que aparecia nos comerciais do jornal Folha de São Paulo.
CURRÍCULOS DOS JURADOS

Bruno Gehring (Apucarana, 1982) é o coordenador de produção da Mostra Londrina de Cinema e o coordenador da Mostra Marília de Cinema. Um dos fundadores e atual Diretor-Financeiro da Kinoarte (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina) e diretor comercial da revista Taturana, também de Londrina. Coordena projetos de exibição (Kinoarte Mostra Curtas) e formação (Oficinas Kinoarte). Co-diretor dos curtas Manequim 37 (2003) e João Pipoca (2004); produtor dos curtas O Quinto Postulado (2006), Satori Uso (2007), Booker Pittman (2008), Maria Angélica e Altiplano Pari (2009), que somam mais de 20 premiações em festivais nacionais e internacionais. Atualmente se dedica à pré-produção do longa Pé de Veludo.

Lila Foster (Nova Iorque, 1980) é integrante do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos com trabalho dedicado ao acervo de filmes domésticos da Cinemateca Brasileira. Formada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2005), durante os últimos anos tem dedicado especial atenção a questões de cinema e preservação, principalmente após dois anos de trabalho no setor de Catalogação da Cinemateca Brasileira. Redatora da revista Cinética, entusiasta das produções em bitolas alternativas e do cinema dos primeiros tempos, em outubro último participou da XVIII Le Giornate del Cinema Muto, em Pordenone, Itália.

Goyo Anchou (Mar Del Plata, 1973) egresso da Universidad del Cine, em que realizou seus curtas-metragens em 16mm e 35mm Supositorios de LSD, HIV e Mi noche triste, e onde mais tarde ministraria as disciplinas de Cinema Argentino, História e Estética. É coautor dos livros Industria y Clasicismo (2002) e Modernidad y Vanguardias (2004), dois tomos da série sobre a história do cinema argentino editados pelo Fonda Nacional de las Artes. De 2000 a 2009 trabalha na programação do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata. Em 2005, organiza o primeiro primeiro Festival de Cine Underground de Buenos Aires. Em 2006, lança com o coletivo 1000 Metros Bajo Tierra um circuito de cinema underground que segue em expansão. Seu trabalho na cena underground de Buenos Aires foi tema do documentário norueguês “Goyo-capturing time”.


Serviço: Festival de Cinema: “Curta 8” Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba Data: de 23 a 25 de outubro de 2009 Horários: sexta a partir das 19h, sábado a partir das 17h e domingo a partir das 16h Ingressos: Entrada Franca - Os interessados devem retirar o ingresso na bilheteria do Teatro a partir do dia 20 de outubro de 2009 Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural www.curta8.com.br festival@curta8.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Hi, its nice piece of writing regarding media print, we all be familiar with media is a fantastic source of information.


Also visit my page ... buy rap beats with hooks