quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Camerata Antiqua executa música barroca inglesa


Composições de Pelham Humfrey e Henry Purcell integram o repertório que o grupo apresenta sob a regência do maestro convidado Luís Gustavo Petri.

Dentro da temporada 2009 de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, patrocinada pela Volvo, um novo espetáculo está agendado para este fim de semana. O grupo musical da Prefeitura Municipal interpreta composições barrocas dos ingleses Pelham Humfrey (1647 - 1674) e Henry Purcell (1659 - 1695), sob a regência de Luís Gustavo Petri, maestro titular da Sinfônica de Santos. As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (30), na Paróquia Bom Pastor, e às 18h30 de sábado (31), na Capela Santa Maria.

“Lord my God”, de Pelham Humfrey, abre o programa de música inglesa do século XVII. Os hinos em verso de Humfrey são suas peças mais importantes e possuem partes para violino à maneira francesa, ao lado de vocais que devem muito ao estilo italiano. O compositor também escreveu canções seculares, odes palacianas e música para teatro, num conjunto de obras que representa a plena realização do barroco inglês. Cogita-se que tenha ensinado Henry Purcell.

Compositor, organista e cantor, Purcell é considerado um dos nomes mais importantes da história musical da Inglaterra. É autor de vários “Anthems”, peças para coral que formam uma parte opcional do serviço anglicano, sendo que a Camerata Antiqua de Curitiba interpreta quatro delas: “Sing unto the Lord”, baseada no Salmo Bíblico 96; “My beloved spake”, um conjunto de versos bíblicos dos Cantares de Salomão; My heart is inditing, escrita para a Coroação de James II, em 1685; e “Rejoice in the Lord Always”, que segue a ordem de Charles II de adicionar sinfonias com instrumentos aos “Anthems”.

O regente convidado – Luis Gustavo Petri é regente titular da Sinfônica de Santos há dez anos, sendo responsável pela visível ascensão e atuação social da orquestra na região. A carreira de Petri é marcada por sucessos como regente, compositor e diretor musical. Entre suas realizações, destacam-se a estreia, na América Latina, da trilha sonora original de “O Encouraçado Potemkin”, na exibição da cópia restaurada em 2005, no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, frente à Orquestra Sinfônica Brasileira, e a estreia brasileira da ópera “Candide”, de L. Bernstein, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, além da regência da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, em concerto que teve Shlomo Mintz como solista.

O maestro é um dos responsáveis pela difusão da música erudita na Baixada Santista, por meio da implantação de projetos como “Do-Ré-Mi”, para as crianças da região; “Conversas Musicais”, para formação de público; e “Viajando com a Sinfônica”, entre outros. Também realiza intenso trabalho como compositor e diretor musical em cinema e teatro, com destaque para a direção musical de “Vítor ou Vitória”, com Marília Pêra.

Serviço:

Música Inglesa do Século XVII com a Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro convidado Luís Gustavo Petri, dentro da temporada 2009 de apresentações patrocinada pela Volvo.

Data, horário, local e ingressos:

Dia 30 de outubro de 2009 (sexta-feira), às 20h, na Paróquia Bom Pastor (Rua Victorio Viezzer, 810 – Vista Alegre), com entrada franca.

Dia 31 de outubro de 2009 (sábado), às 18h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), com ingressos a R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível/ promoção não cumulativa)

Nenhum comentário: