terça-feira, 20 de outubro de 2009

Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante chega a Curitiba com duas mostras de cinema gratuitas




A mostra Os Melhores Filmes do Ano exibe longas escolhidos por críticos e Sessão Criança traz filmes para a garotada

Os filmes que mais se destacaram em 2008, na visão dos membros da ACCRJ -Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, compõem a programação do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante, na etapa Curitiba. De 22 de outubro a 1º de novembro, o projeto Os Melhores Filmes do Ano - ACCRJ Itinerante oferece ao público paranaense a oportunidade de assistir pela primeira vez ou rever algumas produções que fizeram a diferença no universo da sétima arte, no ano passado.

Do vazio dos adolescentes de Paranoid Park ao olhar poético de Julian Schnabel em O Escafandro e a Borboleta, passando pelo deboche do eternamente jovem Sidney Lumet em Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto, a mostra tem ecletismo o suficiente para mobilizar e incentivar quem quiser refletir sobre o que se divulgou nos cinemas.

Mário Abbade, curador de Os Melhores Filmes do Ano - ACCRJ Itinerante, ressalta que há oito anos a Associação realiza essa eleição com o intuito de aprofundar o diálogo do público com o que de melhor se exibe nos cinemas brasileiros. São produções nacionais e internacionais, com entrada gratuita. Um debate com crítico do Rio de Janeiro e de Curitiba.


Para a garotada

Outra mostra que promete movimentar a cidade de Curitiba pelo CCBB Itinerante é a Sessão Criança Itinerante. De 22 de outubro a 1º de novembro e com entrada gratuita, o projeto apresenta uma programação de filmes de alta qualidade para o público infanto-juvenil. São obras de valor artístico e adequados para a formação intelectual de crianças e adolescentes, mas pouco exibidas no circuito comercial. Além de oferecer aos jovens um lazer de qualidade, pais e educadores podem extrair temas importantes para refletir com seus filhos ou alunos. As sessões são apresentadas pela equipe do Cineduc, instituição especializada em educação para a imagem.

O projeto oferece também uma palestra para educadores formais e informais, no dia 22 de outubro, às 9h, com o tema “As múltiplas funções do audiovisual na escola”, cuja proposta é a troca de informações e idéias sobre o tema tão atual e ainda pouco discutido entre os educadores.

leia mais em

Nenhum comentário: