terça-feira, 6 de outubro de 2009

Centro Cultural Portão recebe obras de infraestrutura


A primeira fase dos trabalhos encerra em dezembro. Nessa primeira etapa foram feitas adequações nas partes elétrica, hidráulica e de segurança.



A reforma do Centro Cultural Portão, iniciada em dezembro de 2008 pela Prefeitura de Curitiba, está em fase adiantada, com todas as obras de infraestrutura prestes a serem concluídas. A primeira etapa será entregue até dezembro. Nos próximos dias a Fundação Cultural de Curitiba deve lançar o edital de licitação para a contratação de empresas para a segunda fase das obras, com início em 2010.

Nos primeiros meses de trabalhos, foi concluída a troca da cobertura. Até o final do ano terão sido feitas as adequações previstas nas partes elétrica, hidráulica e de segurança. O presidente da Fundação Cultural, Paulino Viapiana, acompanhou de perto a execução da obra e destacou que uma das principais modificações dentro do espaço é de caráter funcional.

“Teremos uma entrada central para permitir a integração interna de todas as unidades – salas de exposições, cinema, teatro e biblioteca. É uma concepção diferente do que existia anteriormente, quando essas unidades se abriam diretamente para a rua. Além de proporcionar maior funcionalidade, essa proposta garante mais segurança para os visitantes”, explica Viapiana.

O projeto está de acordo com as exigências do Corpo de Bombeiros e também prevê a execução de elementos de acessibilidade para portadores de necessidades especiais – elevadores, rampas, banheiros adaptados e pista tátil. Essa primeira etapa tem um custo estimado em R$ 2,1 milhões. O próximo passo, a partir do ano que vem, é a execução dos pisos, colocação dos revestimentos e preparação do sistema logístico para equipamentos de informática.

Com a reforma do Centro Cultural, será reaberto o Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, que funcionava naquele local com três grandes áreas de exposições e duas salas de reserva técnica. As salas de exposições e a reserva técnica serão climatizadas de acordo com as normas de conservação de obras de arte. Voltarão às atividades também o Cine Guarani, que terá uma programação de qualidade a preços populares, e o Auditório Antonio Carlos Kraide, destinado à apresentação de espetáculos cênicos. Com uma área total de quatro mil metros quadrados, o Centro Cultural Portão abrigará ainda espaço de convivência, biblioteca, brinquedoteca, clube de xadrez e um café.

A captação de recursos para as obras foi feita por transferência de potencial construtivo, nos termos da Lei nº 6.337/82 e decreto nº 380/93. O projeto de revitalização do Centro Cultural foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em conjunto com a Fundação Cultural de Curitiba.

Nenhum comentário: