quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Espiritualização nas Organizações



Espiritualização nas Organizações
de Roberto Pinto


Número de Páginas: 72

Direcionado para gestores e demais estudiosos interessados no funcionamento harmônico das organizações.

Uma organização espiritualizada é aquela que já compreendeu sua responsabilidade perante os diversos públicos internos e externos. É uma corporação na qual seus membros entendem que não há incompatibilidade entre seus objetivos e a expectativa dos seus clientes. Além disso, nela, todos têm a obrigação de contribuir para a restauração e a manutenção da harmonia no ambiente de trabalho visando compartilhar os bons momentos.

Apesar do título, o livro Espiritualização nas Organizações, do professor Roberto Pinto, não trata de religião nem pertence ao acervo de textos da Teoria das Organizações. Ao contrário, a obra é uma importante reflexão sobre a responsabilidade dos membros da empresa na busca de compatibilizar as expectativas de seus públicos e assim definir objetivos e traçar estratégias de ação para a garantia da sustentabilidade corporativa.

Em boa hora Roberto Pinto responde a questões que a cada dia vêm sendo mais percebidas: a do sentido real da existência das organizações. Com um texto bem fundamentado, o autor demonstra o compromisso daqueles que desenvolvem e gerenciam empresas para com todos os que, de uma forma ou de outra, são afetados positiva ou negativamente por seus atos. Por meio de um modelo próprio de Responsabilidade Social Corporativa, ele comprova que quanto mais organizações se redefinirem para a fase avançada, mais equilibrado e rico se tornará o ambiente ao qual todos estamos ligados.

Mais que um grande texto reflexivo, Espiritualização nas Organizações é uma obra destruidora de paradigmas, cujo bojo reforça a visão de que as corporações são pessoas servindo umas as outras, com toda a complexidade dessas relações, e não apenas como o relógio da visão mecanicista ou o poder dos ganhos, na visão econômica.


O Autor
Roberto Pinto é Doutor em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra (2008), Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2004), Mestre em Administração pela UFPB (1983), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1974) e Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (1998). É também professor dos cursos de Graduação, Especialização e Mestrado em Administração da Universidade Estadual do Ceará e Diretor do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO). Colabora como Avaliador de várias revistas científicas e atua como consultor nas áreas de Estratégia, Gestão de Pessoas, Responsabilidade Socioambiental, Estruturas e Processos Organizacionais.

UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: