quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Exposição de porcelanas revela a arte que vem do fogo


Mostra no Centro de Criatividade de Curitiba reúne mais de duas mil peças e permite ao visitante antecipar as compras de Natal.

O Centro de Criatividade de Curitiba, espaço da Prefeitura Municipal, abriga, de 23 de outubro a 8 de novembro, a tradicional exposição Arte do Fogo, que reúne peças de porcelana pintadas à mão e queimadas em fornos de altas temperaturas. Os trabalhos são realizados pelas integrantes do Núcleo Rosi da Silva Kleina, composto por artistas da mesma família. Todas as obras estarão à venda, permitindo ao visitante antecipar a compra dos presentes de Natal. A entrada é franca.

A mostra Arte do Fogo ocupa desde 1993 o mesmo local e coloca ao alcance do público obras baseadas em porcelanas antigas da França, Holanda, China e Inglaterra, resultado das pesquisas que o grupo desenvolve durante o ano. A exposição reúne peças em diversos tamanhos e formatos, que estarão à venda com preços variados. As porcelanas podem ser utilitárias, como jogos de chá, jantar, fruteiras e galheteiros, ou decorativas, entre elas relógios, vasos, jarras e pratos de parede.

A história do núcleo teve início com o trabalho de Rosi Kleina, artista autodidata que repassava seus conhecimentos nas técnicas de pintura em porcelana para alunos residentes nas imediações do Parque São Lourenço. As primeiras edições da mostra contavam com trabalhos de todos os alunos. Depois, optou-se por expor porcelanas criadas pelas pintoras da família, todas discípulas de Rosi, chegando a reunir sete artistas, entre irmãs, sobrinhas e filhas.

Cada uma das artistas possui estilo próprio, desenvolvendo porcelanas em áreas diversas. Envolvida pela pesquisa, Rosi elabora peças com motivos inspirados nas pinturas francesas do século 18 e inglesas do século 19, além de destacar-se pela pintura de rosas.


Serviço: Arte do Fogo – Exposição de Porcelanas Pintadas a Mão Local: Centro de Criatividade de Curitiba (Parque São Lourenço – Rua Mateus Leme, 4.700) Data: de 23 de outubro a 8 de novembro de 2009 Horário de visitas: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 21h, e aos sábados, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h Entrada franca Contato com Rosi da Silva Kleina: (41) 3338-2277 / (41) 9964-1630

Nenhum comentário: