sábado, 3 de outubro de 2009

Rio 2016: desafio para jornalistas

Rio 2016: desafio para jornalistas é fiscalizar sete anos de projeto

De Izabela Vasconcelos, de São Paulo (Comunique-se)

A escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 traz um desafio para os jornalistas brasileiros: fiscalizar e acompanhar os sete anos de projetos. “Isso significa muito trabalho de fiscalização. Quem embarcar na caravana da alegria vai ficar no 'oba-oba', mas o jornalista independente, isento, tem a responsabilidade de acompanhar e fiscalizar”, afirma Antero Grecco, editor-chefe do caderno de Esportes do jornal O Estado de S.Paulo.

Outros editores esportivos também concordam que o evento é uma grande desafio para a imprensa. “Representa uma responsabilidade com a cobertura, porque o Brasil passa a ser visto de uma forma diferente no mundo. Temos que comemorar, mas acompanhar também. É um misto de comemoração com responsabilidade”, diz Luiz Fernando Gomes, editor-chefe do Lance!.

Para Álvaro Oliveira Filho, gerente de Esportes do Sistema Globo de Rádio, a oportunidade é de aprendizado. “É um privilégio e uma responsabilidade muito grande. O grande desafio é preparar a cobertura de um evento como nunca aconteceu no Brasil, montar uma estrutura de cobertura. Vamos aprender muita coisa pelo caminho”.

Nesta sexta-feira (02/10), o Comitê Olímpico Internacional escolheu o Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Será a primeira Olimpíada realizada na América do Sul.

Nenhum comentário: