domingo, 29 de novembro de 2009

Amor em texto, amor em contexto


Amor em texto, amor em contexto: Um diálogo entre escritores
de Moacyr Scliar / Ana Maria Machado


Nº Páginas: 112

Este é um diálogo bem apropriado a estes tempos. Frente a relações efêmeras, obviedades e mini-blogs, o que fica ? Talvez o amor a "beatrizes". ou no eterno ir e vir o ter uma vírgula sem saber onde colocar...Teremos ainda espaço para o tel amor romântico? Confira o que pensam os autores deste diálogo. (E.C.)

O movimento se dá no tempo. Ele oferece a sensação de ritmo, confere cadência à vida. A natureza morta está fora do tempo. O jacaré imóvel sob o Sol também parece fora do tempo. Quando, subitamente, sai correndo atrás de sua presa, veloz e ágil, tomamos um susto. Ficamos surpresos porque aquilo que estava fora da espiral volta ao fluxo, faz sua reentrada na temporalidade.

Mesmo nesta época de relações efêmeras e virtuais, percebemos como o homem ainda tenta vencer o tempo, idealizando o amor eterno. Num debate sedutor, Ana Maria Machado e Moacyr Scliar mostram o quanto a literatura influenciou esse ideal celebrado pela cultura ocidental nos últimos séculos. Afinal, ao nos explicar e propor mundos de fantasia, a literatura, assim como o cinema, revela, por exemplo, como num único gesto amoroso pode estar todo o amor do mundo.


Conteúdo

Apresentação
"... e foram felizes para sempre"?
Quanta saúde!
Irrompe a paixão
Do amor divinizado e outros amores
"Mas que seja infinito enquanto dure"
Dos desencontros
Ponto de interrogação: Orelha e anzol
Do amor e seu tempo
Solidariedade: Gesto plural
Intolerância: Prática rasteira
A literatura, o amor e o autor
O perigo da leitura
"Qualquer maneira de amor vale a pena"
Glossário

Lançamento da

Nenhum comentário: