sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Brasis Leituras Plurais

Brasis Leituras Plurais apresenta Cristóvão Tezza e Luís Henrique Pellanda na CAIXA Cultural em Curitiba

Textos dos autores serão interpretados na última edição do ano do projeto

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, na próxima quarta-feira (02), textos dos autores Cristóvão Tezza e Luís Henrique Pellanda, na última edição do ano de 2009 do projeto Brasis Leituras Plurais. As leituras estarão a cargo de Mauro Zanatta e Rosana Stavis, com direção de Adriano Esturilho. O músico convidado será Marcelo Torrone (piano), com mediação de José Castello.

Brasis Leituras Plurais

O projeto Brasis Leituras Plurais é uma proposta de leituras mensais de textos de dois autores brasileiros por evento, contando para cada noite com a participação de um grupo de interpretes, um músico e um mediador, sob a coordenação de um diretor teatral. Coordenado por Mauro Zanatta e Flávio Stein, o projeto pretende atingir o público a partir de um conjunto de combinações de textos e autores, promovendo o convívio do antigo com o novo, da prosa com a poesia. A cada noite acontece o encontro de um autor renomado com novos nomes da literatura.

Neste ciclo de leituras o foco é a palavra, a vocalização do texto à época em que foi escrito, inclusive com os sotaques regionais, suas melodias e ritmos próprios. Para valorizar ainda mais a função auditiva, todas as noites serão acompanhadas por um músico, um diretor teatral como maestro e um mediador para amealhar informações.

A literatura, como qualquer outra arte, deve e pode provocar o espectador no sentido emocional, lúdico e crítico. O objetivo do ciclo é formar e estimular leitores, além de divulgar a cultura brasileira, sua história e seus criadores, permitindo ao público um contato mais próximo com autores consagrados, bem como, revelando jovens escritores e até, recuperando nomes esquecidos.

Cristovão Tezza – Escritor premiado, em 1988 publicou Trapo (Brasiliense), livro que tornou seu nome conhecido nacionalmente. Nos dez anos seguintes, lançou os romances “Aventuras provisórias (Prêmio Petrobrás de Literatura), “Juliano Pavollini”, “A suavidade do vento”, “O fantasma da infância” e “Uma noite em Curitiba”. Em 1998, o romance “Breve espaço entre cor e sombra” (Rocco) foi contemplado com o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional (melhor romance do ano); “O fotógrafo” (Rocco), publicado em 2004, ganhou no ano seguinte o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de melhor romance do ano e o Prêmio Bravo! de melhor obra.

Sua tese de doutorado (USP), “Entre a prosa e a poesia - Bakhtin e o formalismo russo”, foi publicada em 2002 (Rocco). Também na área acadêmica, Cristovão Tezza escreveu dois livros didáticos em parceria com o lingüista Carlos Alberto Faraco (Prática de Texto e Oficina de Texto, editora Vozes), e nos últimos anos publicou resenhas e textos críticos na revista Veja e nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de São Paulo. A partir de setembro de 2009, passou a assinar uma coluna quinzenal na seção de literatura do caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo.

Em dezembro de 2007, o romance “O filho eterno” recebeu o Prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor obra de ficção do ano. Em 2008, recebeu os prêmios Jabuti de melhor romance, Bravo! de melhor obra, Portugal-Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (1° lugar) e Prêmio São Paulo de Literatura, melhor livro do ano. Em 2009, recebeu o prêmio Zaffari & Bourbon, da Jornada Literária de Passo Fundo, como o melhor livro dos últimos dois anos. O romance foi lançado na Itália pela editora Sperling & Kupfer (tradução de Maria Baiocchi), em Portugal, pela editora Gradiva, na França, pela editora Métailiè, e já tem edições contratadas Espanha (em espanhol e catalão), Holanda, Austrália e Nova Zelândia. Nasceu em Lages/SC e atualmente vive e leciona na UFPR, em Curitiba/PR.

Luís Henrique Pellanda - Escritor, jornalista, dramaturgo, roteirista e músico. É autor do livro de contos O Macaco Ornamental (2009), editado pela Bertrand Brasil, cronista e coeditor do site de crônicas Vida Breve (www.vidabreve.com) e colunista do jornal literário Rascunho (www.rascunho.com.br), onde assina a seção de entrevistas “Leituras Cruzadas”. Já teve passagens pela revista Veja e pelos jornais curitibanos Primeira Hora e Gazeta do Povo, quase sempre na editoria de cultura. Integrou a banda de rock Woyzeck, vencedora do prêmio de revelação musical latino-americana de 1996 concedido pela RFI (Radio France Internacional), e que lançou, entre outros álbuns, os CDs Sete Forças e Quebra-queixo, ambos pela gravadora Warner, em 1997. Também foi vocalista dos grupos Gente Boa da Melhor Qualidade e Svetlana. Como dramaturgo, uma de suas peças, “Astério ou O Baile Submarino” (2007), contemplada pela Lei Rouanet, está atualmente em fase de captação. Nasceu em 1973, em Curitiba/PR, onde vive.

Ficha Técnica
Direção Artística: Adriano Esturilho

Atores: Mauro Zanatta e Rosana Stavis

Músico Convidado: Marcelo Torrone (piano)

Mediador: José Castello

Coordenação geral: Mauro Zanatta

Curadoria: Flávio Stein

Direção de produção: Leandro Daniel Colombo



Serviço:

Projeto Brasis Leituras Plurais: Textos de Cristóvão Tezza e Luís Henrique Pellanda

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: quarta-feira, 02 de dezembro de 2009

Horários: 20h

Ingressos: 01 (um) livro não didático

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: