quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ENCONTRO EM CAMPINAS AVALIA EDIÇÃO DO PROGRAMA MINHA ESCOLA CRESCE EM 2009



Entre os dias 18 e 19 de novembro a cidade de Campinas vai sediar o VI Encontro de Intercâmbio e Avaliação, referente à Sexta Edição do Programa Minha Escola Cresce, desenvolvida ao longo de 2009. Iniciativa do Instituto Arcor Brasil, o Programa Minha Escola Cresce deu apoio neste ano a projetos de 26 escolas públicas de Contagem (MG), dos municípios paulistas de Bragança Paulista, Campinas, Mombuca, Monte Mor, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho, além de Ipojuca, em Pernambuco. Este é o primeiro município na Região Nordeste do Brasil com projetos apoiados pelo Programa Minha Escola Cresce. O Encontro em Campinas será realizado no Hotel Premium Norte, no distrito de Nova Aparecida.

No VI Encontro de Intercâmbio e Avaliação haverá uma apresentação de cada um dos 26 projetos, cujos representantes terão oportunidade de trocar informações e examinar a trajetória desses projetos. O Programa tem o objetivo de apoiar projetos que apontem para novos meios de consolidar a escola, de valorizar o espaço escolar como território de produção e multiplicação de conhecimento. Projetos de estímulo ao aprendizado de ciências e matemática, de meio ambiente, arte, cinema, música, incentivo à leitura e valorização do próprio espaço escolar estão entre aqueles desenvolvidos em 2009.

Em suas seis edições anuais, desde 2004, o Programa Minha Escola Cresce deu apoio a 124 projetos de 15 municípios brasileiros, sendo 13 paulistas mais Contagem (MG) e Ipojuca (PE). Foram projetos como de plantio de horta escolar, recuperação de áreas degradadas e meio ambiente em geral, montagem de bibliotecas e brinquedotecas, teatro, capoeira, dança, oficinas multidisciplinares e aprendizado da matemática através de jogos, entre outros.

O Programa aplica no Brasil, considerando as características sociais e culturais da realidade brasileira, a metodologia de sucesso do Programa Minha Escola Cresce na Argentina, onde foi implementado entre 1996 e 2004. A iniciativa está alinhada com o propósito do Instituto Arcor Brasil, de contribuir para aprimorar as oportunidades educativas, na linha de uma educação integral para a formação integral do ser humano. É uma conseqüência direta da política de responsabilidade social do Grupo Arcor.

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