quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Erudito e popular unidos na percussão do Duo Paticumpá


Show no Teatro do Paiol, às 21h dos dias 20 e 21, transcende os limites propostos pela percussão e revela uma linguagem musical inovadora.

Os percussionistas Cleber Campos e Cesar Traldi fazem do Duo Paticumpá uma das mais criativas propostas musicais da atualidade. O resultado do trabalho desenvolvido pelos instrumentistas paulistas poderá ser conferido no show que acontece no Teatro do Paiol, às 21h de sexta-feira e sábado (20 e 21), numa parceria da Fundação Cultural de Curitiba, Denso e Furukawa.

O variado repertório executado pelo duo quebra a divisão entre a música erudita e popular, criando uma linguagem única. Assim, o Paticumpá transita de forma confortável por gêneros e estilos diversos, criando melodias e harmonias que transcendem os limites do ritmo que a percussão propõe. Entretanto, os instrumentistas não se contentam apenas com a música e agregam recursos cênicos, garantindo um espetáculo empolgante, recheado de movimentos, cores e efeitos de luz.

O Paticumpá surgiu em 2005 com o objetivo de divulgar a música instrumental de qualidade e tecnicamente elaborada para o vasto universo dos instrumentos de percussão. A formação erudita dos músicos possibilita incursões pela obra de compositores de diferentes épocas, além de peças compostas pelo próprio duo. Entre os autores visitados estão Ney Rosauro, Pinduca, Mark Ford e Michael Udow, ao lado de adaptações de composições de Johann Sebastian Bach. As músicas rearranjadas ganham novos contornos e texturas na apresentação de instrumentos de percussão, sem perder a beleza original e a intenção do autor.

Apesar da influência erudita, o Paticumpá também executa arranjos de obras populares, com uma diversidade de instrumentos que inclui marimbas, vibrafones, bateria e outros. O duo usa, ainda, objetos que originalmente não foram criados como instrumentos musicais, entre eles panelas, peças de carros e tubos de PVC. A descontração permite a interação dos artistas com a plateia, que em diversos momentos é convidada a tocar junto com os músicos, causando inesperadas reações que aproximam o público do fascinante mundo da percussão.

Com apresentações em importantes eventos musicais, entre eles a XVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea e o XII Encontro de Músicos da Unasp, o Duo Paticumpá tem submetido sua produção à crítica especializada, que considera o duo um dos principais difusores do gênero no Brasil.

Serviço:

Show do Duo Paticumpá, formado pelos percussionistas Cleber Campos e Cesar Traldi

Data e horário: dias 20 e 21 de novembro de 2009 (sexta-feira e sábado), às 21h

Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)

Ingresso: R$ 20

Informações de bilheteria: (41) 3213-1340

Nenhum comentário: