quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Escritor alemão Ingo Schulze vem ao Brasil para encontro e lançamento do livro Vidas novas


Jornalista e escritor, Ingo Schulze é o principal representante da geração da nova literatura alemã. Um dos seis melhores autores jovens da Europa segundo a revista New Yorker, Schulze se dedica ao flagrante do cotidiano em temas que não se separam de seu tempo e ao registro de sua história pessoal das rápidas transformações da vida moderna. Possuidor de um estilo irônico, que foge do formato convencional, faz com que o leitor participe ativamente de suas narrativas.

Em Vidas novas (Neue Leben, 2005), considerado “o melhor romance sobre a reunificação alemã” nas palavras do jornal Die Zeit, Schulze faz um jogo literário muito bem articulado entre ficção e realidade para traçar um extraordinário painel da Alemanha na época da queda do Muro de Berlim. O autor reflete a respeito da reunificação através do protagonista Enrico Türner – redator de jornal em princípio de carreira – que descreve sua vida na RDA no período da mudança através de suas cartas a um amigo de juventude, a sua irmã e a um amor impossível. Escritas em 1990, elas documentam tanto a mudança de vida pessoal de Türmer quanto os momentos de profunda transformação do país.

O livro será lançado pela Cosac Naify no dia 2 de dezembro, às 19h, no Goethe-Institut São Paulo, quando o autor conversa com o tradutor Marcelo Backes e o jornalista Hélio Gurovitz. Na tradução especial para a edição brasileira, Backes, de maneira cuidadosa e inusitada, participa do diálogo que Schulze estabelece com o protagonista, revelando os bastidores do romance e preenchendo a obra com notas de rodapé informativas e interpretativas de extrema utilidade.

No Brasil, Ingo Schulze publicou Histórias simples da Alemanha Oriental (Lacerda, 2002), a coletânea Contando histórias (Companhia das Letras, 2007), organizada por Nadine Gordimer, e o livro de contos Celular – 13 histórias à maneira antiga (Cosac Naify, 2008), que lançou no Brasil durante a FLIP 2008.

Além de São Paulo, Schulze lançará Vidas novas em Brasília (03/12) e no Rio de Janeiro (04/12).

A vinda de Ingo Schulze faz parte do projeto 1989-2009: 20 Anos Após a Queda do Muro de Berlim, que o Goethe-Institut São Paulo organiza em colaboração com diversos parceiros, oferecendo uma programação interdisciplinar e dedicada ao tema, com palestras, exposições, seminários e mostras de filmes.

A vinda de Ingo Schulze faz parte do projeto 1989-2009: 20 Anos Após a Queda do Muro de Berlim, que o Goethe-Institut São Paulo organiza em colaboração com diversos parceiros, oferecendo uma programação interdisciplinar e dedicada ao tema, com palestras, exposições, seminários e mostras de filmes.


Realização: Editora Cosac Naify, Embaixada da República Federal Alemã, Goethe-Institut Rio de Janeiro, Goethe-Institut São Paulo, Goethe-Zentrum Brasília


Serviço

Encontro e lançamento do livro Vidas Novas de Ingo Schulze

SERVIÇO

SÃO PAULO

Ingo Schulze, Marcelo Backes e Hélio Gurovitz


2 de dezembro de 2009, às 19h00

Goethe-Institut São Paulo

Rua Lisboa, 974

Tel. 11 3296 7000

www.goethe.de/saopaulo

Entrada franca

Capacidade: 200 lugares

BRASÍLIA

Ingo Schulze, Marcelo Backes e Silvio Queiroz

3 de dezembro de 2009, às 19h30

Embaixada da Alemanha

SES - Avenida das Nações, Qd. 807, lote 25

Tel. 61 3442 7000

www.goethe.de/brasilia

Entrada franca

RIO DE JANEIRO

Ingo Schulze, Marcelo Backes e Sérgio Rezende

4 de dezembro de 2009, às 18h30

Goethe-Institut Rio de Janeiro

Rua do Passeio 62 - Biblioteca

Tel. 21 38048200

www.goethe.de/rio

Entrada franca

Capacidade: 80 lugares

Nenhum comentário: