quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mostra AVEC apresenta um panorama recente do cinema paranaense

A partir deste sábado, dia 21, a Cinemateca de Curitiba sedia a Mostra de AVEC de Cinema. Organizada pela Associação de Vídeo e Cinema do Paraná, a mostra exibirá 20 filmes recentes dos diretores paranaenses. Segundo o presidente da AVEC, Pedro Merege, esta é a oportunidade para o público em geral conhecer o cinema de qualidade que é realizado no Paraná. “Estamos num momento muito interessante da produção audiovisual paranaense. Novos realizadores estão surgindo e, junto com os mais experientes, estão conseguindo produzir um cinema que tem a cara do Paraná”, destaca ele.

No primeiro dia, entre os filmes que serão exibidos está “Booker Pitman”, do londrinense Rodrigo Grota. O premiado curta-metragem relata a passagem do músico de jazz norte-americano, pai da cantora Eliana Pittman, pela Londrina dos anos 50.

Nascido em 1909, em Dallas, nos EUA, Booker Pittman ficou conhecido no Brasil nos anos 50 e 60 por ter se apresentado por diversas vezes com ícones da música popular brasileira.

Sua vinda a Londrina lhe apresenta uma nova paixão: antes viciado em cocaína, Pittman se torna obcecado por cachaça. Intensificando o alcoolismo, Pittman passa a perambular entre bares e prostíbulos, tornando-se um quase anônimo. Passa seis anos em Santo Antônio da Platina. No Rio de Janeiro, no final dos anos 50, uma revista de circulação nacional noticia sua morte. Um amigo íntimo, desconfiado, resolve vir ao Norte do Paraná onde encontra o músico como pintor de parede em um prostíbulo em Cornélio Procópio, em 1957. Depois de passar três meses se recuperando numa fazenda para se livrar do alcoolismo, Booker se apresenta em 1958 em São Paulo junto a um amigo antigo: Louis Armstrong.

Com as próprias mãos

Outro curta premiado em exibição no primeiro dia da Mostra é “Com as próprias mãos”, do diretor Alysson Muritiba. Num imenso galpão abandonado os instintos animais de auto-preservação e destruição estão colocados frente a frente. Uma Mulher inflige as mais diversas torturas a um Homem a fim de obter respostas. Num sequestro, o preço do resgate é caro demais e quem irá pagá-lo é o próprio sequestrador quando a mãe da vítima o encontra. Contudo as verdades podem ser mais duras do que as dúvidas. “Com as próprias mãos” procura responder a indagação: até onde a vingança pode levar uma mulher vitimada pela perda de seu filho?

Debate sobre a relação entre Cinema e Televisão

Além da exibição dos filmes, no sábado, dia 21, às 15 horas, será realizado um debate para discutir a relação entre o cinema e a televisão. De acordo com o mediador do debate, o professor e diretor Eduardo Baggio, a produção contemporânea vem demonstrando que as relações entre os diversos meios audiovisuais são cada vez mais complexas. “A distinção clara entre cinema e televisão, por exemplo, que era nítida, ou se pretendia nítida, hoje não é mais. Assim como as relações complementares entre esses meios também mudaram muito: financiamento, distribuição, narrativa, linguagem e estética”, explica o professor. Segundo ele, para conversar sobre estas e outras questões na relação entre cinema e televisão, é que será realizado o debate.

Além de Baggio, comporão a mesa do debate o professor Renato Pucci, pesquisador de cinema e TV, e um representante da Associação de Produtores e Técnicos de Cinema do Rio Grande do Sul.

Programação

Sábado - 21/11

Em Busca de Curitiba Perdida, de Estevan Silvera

O Cortejo, de Marcos Sabóia e Joba Tridente

Senhor Tende Piedade de Mim, de Nivaldo Lopes

Com as Próprias Mãos, de Aly Muritiba

Booker Pitman, de Rodrigo Grota

Domingo - 22/11

Mapa Imundi, de Beto Carminatti

Maria Angélica, de Francelino França

Devoção, de Geraldo Pioli

Hóspede Secreto, de Fernando Severo

Um Corpo Caiu, de Valdemir Milani

Segunda - 23/11

A Filha do Chefe, de Antonio Marcos Ferreira

Ermos Argênteos, de Josiane Orvatich

Esmarteza, de Pedro Merege

Venha Ver o Por do Sol, de June Meireles

Estrada do Colono, de Salete Machado

Wanabe, de Maurício Ramos Marques

Terça - 24/11

Anjo da Escuridão, de Paulo Zuckow

Ismênio – um caso de amor, de Guto Pasko

Mandarim, de Túlio Viaro

Chuva de Linguiça, de Acir Kochimanski

SERVIÇO:

Mostra AVEC

Data: 21 a 24 de novembro

Horário: 19h30

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – Centro)

Informações: 3321-3252

Ingresso: Entrada franca

Nenhum comentário: